O meu corpo senta-se a uma secretária, à frente de uma folha em branco onde escrevo estas palavras. Está aqui enquanto a minha mente continua na Praia da Fábrica, no Algarve, onde estive no fim-de-semana.

A Praia da Fábrica (também conhecida como Praia de Cacela Velha ou Praia de Cacela) é uma língua de areia no meio do mar, integrada no Parque Natural da Ria Formosa.

Vimo-la primeiro de cima, a partir de Cacela Velha, uma aldeia que se mantém fiel ao Algarve de antigamente. As casas são todas térreas, pintadas de branco, com remates ora azuis ora amarelos. As ruas, estreitas e empedradas, estão cuidadas e limpas, convidando-nos a percorrê-las com vagar e a reparar nos pormenores: seja a antiga nora verde no meio do largo principal, seja os arbustos floridos, seja as esculturas de folhas atrás da Igreja Matriz ou as tradicionais chaminés algarvias.

Podíamo-nos ter aproximado da Praia da Fábrica a pé, a partir de Cacela Velha, mas optámos por ir de carro até à localidade da Fábrica. Aí chegados, se a maré o permitisse, teríamos conseguido caminhar até ao areal no meio do mar, mesmo à nossa frente. Como estava maré cheia, havia pessoas a atravessar de canoa e de “paddle”. Nós apanhámos um barco e nem tivemos de esperar. No verão, os pescadores vão e vêem frequentemente nas suas embarcações (1€ por trajeto), transportando pessoas e sonhos até à Praia da Fábrica.

A língua de areia no meio do mar não tem casas e está praticamente intocada. Apesar de estreita, é uma praia extensa que, mesmo na época alta, oferece tranquilidade a todos os que caminham para lá do pequeno cais.

Estendi a toalha para apanhar sol, nadei e boiei a olhar para o céu azul – que é o que eu mais gosto de fazer no verão em Portugal. Depois, quando a maré começou a esvaziar e o sol a pôr-se, caminhei e corri sobre a areia molhada como se estivesse a andar sobre o mar. As pessoas iam embora, os pássaros começavam a chegar e eu não queria estar noutro lugar.

Cacela Velha
Casa em Cacela Velha
Praia da Fábrica vista de Cacela Velha
Casa da Igreja em Cacela Velha
Miradouro do forte de Cacela Velha
Rua em Cacela Velha
Casa em Cacela Velha
Chegada do barco à Praia da Fábrica
No barco a caminho da Praia da Fábrica
De stand-up paddle até à Praia da Fábrica
Corrida no areal da praia da Fábrica
Vista de Cacela Velha desde a praia da Fábrica
Areal da praia da Fábrica

Onde comer

Em Cacela Velha

  • Casa da Igreja (ostras e outros mariscos da Ria Formosa)
  • Restaurante Casa Velha (peixe e mariscos)

Em Vila Nova de Cacela

Casa de pasto A Camponesa (recomendamos as sardinhas grelhadas e a barriga de atum, acompanhadas por salada montanheira)

Passeio realizado no dia 17 de Setembro de 2016

Curiosidade: em 2015, a Praia da Fábrica foi considerada uma das melhores do mundo pela edição espanhola da revista “Condé Nast Traveler”.

Outros artigos do Algarve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *