Na revista National Geographic Portugal – Fev 2015
Na revista Sábado – 9 a 15 de Abril de 2015
Neste guia sobre o Minho e Trás-os-Montes, sugerimos algumas das melhores coisas que se podem fazer nestas regiões, não fosse um de nós de Braga e o outro de Chaves. As escolhas e os textos são maioritariamente nossos, bem como grande parte das fotos que ilustram os artigos. Os nossos sinceros agradecimentos a quem nos ajudou a descobrir lugares que são autênticas preciosidades.
Como escala de referência, o farol deve ter uns 3 metros de altura.
A caminhada para chegar a este lugar foi uma das nossas favoritas. Não muito difícil, sempre rodeados de companhia ovina e com paisagens arrebatadoras.
Certamente não é o tipo de foto que resulta no Instagram, porque num telemóvel não se consegue apreciar os detalhes:
- dificilmente se vê os fantásticos raios de sol a iluminar o mar como se fossem lanternas;
- dificilmente se vê o ponto mais a norte da ilha Eysturoy escondido na bruma;
- muito menos de sente a serenidade e grandiosidade do local.
Foto tirada desde Klakkur (o local da foto anterior), com as montanhas de Kalsoy em primeiro plano e a parte norte de Eysturoy ao fundo.
Foto tirada de um dos pontos mais altos da ilha Borðoy. Do lado esquerdo a quase totalidade da ilha Kalsoy (a Sofia chama-lhe a ilha fininha😅), do lado direito a Kunoy (ilha mulher).
Para se chegar aqui é necessário fazer uma caminhada íngreme. Tinha chovido o dia todo e estávamos quase a desistir de ir lá. Parou de chover e decidimos arriscar, mesmo com o céu totalmente nublado. Quando chegámos ao local não se via um palmo à frente do nariz (literalmente)! Enquanto me preparava para fazer um vídeo para contar o ridículo que tinha sido aquela decisão, eis que começa a abrir.
Nas Faroé é bem certa a dica de que se não te agrada o tempo, espera um pouco e certamente mudará.
Nota extra: a foto anterior foi tirada no extremo norte da ilha Kalsoy. Tivemos de apanhar um pequeno ferry, que leva apenas 12 carros, e percorrer a estrada que se vê nesta foto.
Primeira foto da viagem que fizemos nas Ilhas Faroé. Escolhemos esta porque achamos que transmite bem as emoções das aventuras naquele lugar ainda pouco sobrecarregado pelo turismo.
Esta é a vista do vale das "aguas tuertas" que está inserido no parque dos Valles Occidentales, nos Pirineus de Aragão.
A paisagem muda radicalmente com as estações do ano. No outono apanhámos este cenário, mas para lá chegar tivemos de subir por terreno pedregoso coberto de gelo. Não íamos preparados, mas conseguimos superar o desafio sem acidentes de relevância 💪