Esta é a vista do vale das "aguas tuertas" que está inserido no parque dos Valles Occidentales, nos Pirineus de Aragão.
A paisagem muda radicalmente com as estações do ano. No outono apanhámos este cenário, mas para lá chegar tivemos de subir por terreno pedregoso coberto de gelo. Não íamos preparados, mas conseguimos superar o desafio sem acidentes de relevância 💪
Outono ep.XIII
O que não faltam são fotos de ilusões ópticas de rochedos como este. São tiradas de ângulos que dão a entender que se está sobre um abismo, quando na realidade são apenas 2 ou 3 metros. Não é o caso deste miradouro, que faz arrepiar os pelos mais íntimos. A queda seria de umas valentes dezenas de metros. A Sofia que geralmente nem é afetada por alturas, teve de abusar do "mind over body" para se conseguir sentar ali.
Outono ep. XII
O Pottok ou Pottoka, é uma raça semi-selvagem e ameaçada de cavalos nativa dos Pirineus do País Basco na França e na Espanha. É considerada uma raça antiga de cavalos, particularmente bem adaptada às duras áreas montanhosas em que tradicionalmente habita.
Os pontinhos no meio do prado são potokkas 😉
Outono ep. XI
Na Selva de Irati o complicado é encontrar vontade para abandonar esta floresta mágica. Mágica, porque nos deixa enfeitiçados. Os minutos passam a horas e nem nos damos conta do tempo a passar.
Outono ep. X
Os parques naturais do País Basco e Navarra têm vaquinhas e cavalos por todo o lado, mesmo nos lugares mais remotos. Do lado francês é proibido levar cães sem trela por causa do gado. Em Espanha estão também a tentar impor essa regra. Acham que essa regra vai chegar a Portugal, ou as cachenas não têm medo de rafeiros? 😂