O Percurso dos Sete Vales Suspensos é, na nossa opinião, o trilho mais bonito do Algarve e foi recentemente eleito “o melhor da Europa“. Eis a sua ficha técnica:
Percurso dos Sete Vale Suspensos (PR1 LGA)
- Onde fica | Concelho de Lagoa, Algarve;
- Início do percurso | O trilho pode ser iniciado na Praia da Marinha ou, na ponta oposta, na Praia de Vale Centianes;
- Tipo de percurso | Linear e sinalizado;
- Extensão | 5,7 km (só ida);
- Duração média | 2h30 (só ida);
- Nível de dificuldade | Moderado;
- Melhor altura para ir | Primavera e outono.
Mapa do Percurso dos Sete Vales Suspensos
O trilho está muito bem sinalizado e existem vários painéis informativos ao longo do caminho. Por isso, não precisará de um mapa.
Em caso de dúvida, descarregue o mapa do percurso (pdf).
A nossa experiência no Percurso dos Sete Vales Suspensos
Em 2019, o Trilho dos Sete Vales Suspensos foi eleito a melhor caminhada da Europa. Cientes de que este tipo de prémios atraem multidões e desconfiados do seu real valor, hesitámos entre fazê-lo ou não.
Seria o trilho realmente assim tão bom? Não estaria cheio de turistas? Como não somos de dizer mal só por dizer, decidimos meter os pés ao caminho.
Fizemos o Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos num só sentido, começando na Praia da Marinha e terminando na de Vale Centianes.
Se havia muitos turistas? Havia, mas apenas no início, devido não só à beleza da Praia da Marinha, mas também a uma fotografia de um “coração” que, dia após dia, várias pessoas teimam em copiar.
Se gostámos da caminhada? Gostámos muito, porque as pessoas foram dispersando e foi especial andar paralelamente ao mar, no topo de arribas calcárias esculpidas pela chuva e pelo mar ao longo de milhões de anos.
Pelo caminho, vimos praias de areia branca e águas cristalinas, como as praias da Marinha, de Benagil, do Carvalho e de Vale Centianes, aninhadas no fundo de falésias rendilhadas pela erosão.
Descobrimos grutas e arcos na orla costeira.
Caminhámos por terrenos pedregosos e áridos, onde se formaram algares, isto é, poços naturais que vão até ao mar.
Atravessámos matos de zimbro e pinheiros-de-alepo, uma árvore que, sendo fustigada por ventos marítimos persistentes, apresenta uma forma típica contorcida.
Passámos pelo Leixão do Ladrão, um grande penedo que avança mar adentro e, logo a seguir, pelo Cabo Carvoeiro e pelo Farol de Alfanzina.
Admirámo-nos com o azul-esverdeado do mar e com as gaivotas a planar ao nosso lado.
E não menos especial do que esta paisagem única foi apreciá-la na companhia de quem se ama.
Regresso de barco
No fim do percurso, gostaríamos de ter regressado à Praia da Marinha de barco, para ter uma outra perspetiva da linha costeira que acabáramos de percorrer e para visitar as cavidades marinhas, em especial o Algar de Benagil, considerado uma das grutas mais bonitas do mundo.
No entanto, segundo nos informaram, não existe nenhuma empresa com licença para fazer o passeio de barco entre a Praia de Vale Centianes e a Praia da Marinha (ou vice-versa) num só sentido.
Por isso, voltámos à Praia da Marinha (onde iniciámos a caminhada e deixámos o carro) de táxi (10 euros).
Algar de Benagil
Ao contrário do que referem alguns artigos, do trilho dos 7 Vales Suspensos praticamente não se vê o interior do Algar de Benagil, porque existe uma vedação à volta da abertura.
Algumas pessoas passam a vedação para ver melhor mas, como sabe, é importante respeitar as barreiras existentes. Além da sua própria vida, uma derrocada poria em risco esta preciosidade natural do nosso país.
Se quiser visitar o Algar de Benagil, poderá apanhar um barco ou então alugar um caiaque ou um SUP (Stand Up Paddlle) na Praia de Benagil. Mais informações em: tarugabenagiltours.pt
O que levar para a caminhada
- Mochila leve e confortável;
- Roupa e calçado adequados para caminhadas (jamais chinelos);
- Casaco impermeável em épocas de chuvas (verificar sempre a meteorologia);
- Água e alguma comida energética (por exemplo: barritas de cereais e bananas);
- Um saquinho para guardar o lixo;
- Telemóvel carregado;
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol (se for caso disso);
- Fato de banho, se quiser dar um mergulho nas praias;
- Bastões de caminhada (além de ajudarem nas subidas e descidas, ajudam a estabelecer um bom ritmo e a exercitar todo o corpo, incluindo braços e ombros).
Onde ficar alojado
Perto do Percurso dos 7 Vales Suspensos, existem muitas opções de alojamento e de certeza que encontrará um que lhe agrade. Eis as nossas recomendações:
Mais sobre o Algarve
- 25 lugares a visitar no Algarve (o nosso top pessoal)
- 17 locais a não perder na Costa Vicentina
- Visitar a Ria Formosa, uma das 7 Maravilhas de Portugal
- Guia rápido para visitar Faro e melhores praias
- Visitar Olhão: o Algarve com alma e praias desertas
- Mar Morto em Portugal
- Uma praia no meio do mar em Cacela Velha
Para mais ideias para férias, escapadinhas e fins de semana, siga-nos no Instagram.
Adoro este trilho. Já o fiz duas vezes, primeira vez ida e volta, segunda vez só ida. Fiquei maravilhada em ambas. É lindo. Não dá de facto para ver o famoso algar de Benagil. Mas para mim a pérola do percurso é a praia da Marinha. Pelo que a minha única sugestão ao que foi dito é terminar na praia da Marinha. A contemplação da vista depois da caminhada (não adequada para carrinhos de bebés como cheguei a ver alguns) com a bela praia da Marinha é assim qualquer coisa de especial. Gosto muito das dicas 😉
Olá Suse, muito obrigada pelo seu comentário e pela excelente sugestão, com a qual concordo plenamente. Penso que poderá ser muito útil aos nossos leitores. Beijinhos e continuação de boas caminhadas e passeios <3
Conheço muito bem a praia da Marinha, mas nunca tinha ouvido falar dessa caminhada! Obrigada pela sugestão, fiquei encantadas com as fotografias!
Olá, Sofia!
Gostámos muito do seu artigo e agradou-nos a ideia de voltar de barco da praia da Marinha.
Será que nos pode informar que empresa(s) faz(em) essa operação especifica de embarcar gente na praia da Marinha e trazer de volta ao Carvoeiro, ou a outra praia a oeste?
Desde já obrigado
Conceição Oliveira
Olá Conceição,
Segundo a empresa Carvoeiro Caves, os passeios de barco entre o Carvoeiro e a Praia da Marinha são sempre de ida e volta. Segundo eles, não há nenhuma empresa que faça a viagem num só sentido, uma vez que não há licença para tal. Vou corrigir o artigo. Peço desculpa por a ter induzido em erro.
Um beijinho,
Sofia
Que trilha fantástica, as fotos ficaram lindas! Obrigado pela grande dica.
Estamos a pensar fazer o percurso no próximo mês. Obrigado pelas dicas.
De nada. É bom saber que as dicas foram úteis. Boa caminhada!
Trilho bem marcado de uma beleza única e de média dificuldade. Adorei cada bocadinho e indico este trilho a quem ama caminhar e o mar é o seu sol. Super