O Algarve é o principal destino turístico de Portugal por causa das suas praias. Além de serem das mais bonitas do mundo, está quase sempre bom tempo e a temperatura da água é mais agradável do que no resto do país. Mas o que visitar no Algarve para lá das praias?
No Algarve, também há cidades com um rico património histórico e cultural; aldeias e vilas que escaparam ao turismo de massas que estragou grande parte da costa sul do nosso país; percursos pedestres incríveis; várias áreas protegidas e um parque natural eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Para nós, esse é o verdadeiro Algarve, o Algarve que mais gostamos de visitar e que nos faz voltar todos os anos.
É esse Algarve que, em seguida, partilhamos consigo, apresentando-lhe os nossos locais preferidos de um extremo ao outro da costa, no sentido oeste-este, sem esquecer o interior.
Algarve: mapa com os principais pontos de interesse
Clique no botão “play” para visualizar o mapa.
O que visitar no Algarve e melhores praias
1. Costa Vicentina
É a costa mais selvagem do Algarve. Faz parte de um parque natural – o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina – estendendo-se desde Odeceixe até ao Burgau. Inclui praias belíssimas, vários percursos pedestres assinalados, pequenas povoações e dois locais marcantes da história dos Descobrimentos portugueses: o Cabo de São Vicente e a Fortaleza de Sagres.
Mais sobre a Costa Vicentina >>
Onde dormir | Ficar na Aldeia da Pedralva, uma aldeia rural recuperada no concelho de Vila do Bispo, é uma experiência única. Se procura outros alojamentos na Costa Vicentina, pesquise aqui.
2. Trilho entre a Praia da Luz e Lagos
Este percurso pedestre linear, com 11 km de extensão, segue por falésias junto ao mar e tem vistas espetaculares sobre as praias da Luz e de Porto de Mós, bem como sobre várias formações rochosas, como as da Ponta da Piedade, Praia do Camilo e Praia Dona Ana.
Reservar alojamento na Praia da Luz aqui.
3. Ponta da Piedade
Este cabo com arribas rendilhadas, algares e grutas é um dos ex-libris do Algarve. Pode ser admirado percorrendo a pé uns passadiços de madeira ou, melhor ainda, fazendo um passeio de barco ou de caiaque. Desse modo, além de evitar numerosos turistas e “instagrammers”, terá a possibilidade de explorar o interior das grutas e descobrir pequenas praias desertas escondidas entre as falésias.
4. Lagos
É uma das cidades mais visitadas do Algarve, não só pela beleza das suas praias, mas também pela sua importância histórica, sobretudo na época dos Descobrimentos. Situada frente a África, tornou-se o ponto de partida e de chegada das naus que se aventuravam pela costa desse continente.
Ver os melhores alojamentos em Lagos aqui.
5. Passadiços de Alvor
Têm cerca de 5 km de extensão e ligam a Praia dos Três Irmãos à Ria de Alvor, proporcionando belas vistas sobre o mar, as dunas, a zona lagunar e as aves que aí habitam. Podem ser percorridos tanto a pé como de bicicleta. Saiba mais.
Ver os alojamentos disponíveis em Alvor aqui.
6. Ferragudo
É uma das poucas vilas piscatórias a ter escapado ao turismo de massas que estragou grande parte da costa sul de Portugal e, na nossa opinião, é uma das mais bonitas do Algarve. O melhor de Ferragudo? Calcorrear as ruelas floridas até à igreja, de onde se avista o rio Arade e o forte de onde se vigiava a costa dos ataques dos piratas.
7. Silves
Antes da reconquista cristã no século XII, Silves era a capital do reino árabe do Algarve. É dessa época o maior castelo da região e uma antiga mesquita, transformada em catedral, um dos mais importantes templos algarvios.
Reservar alojamento em Silves .
8. Praia da Marinha
É ou não é uma das mais bonitas do mundo?
9. Percurso dos Sete Vales Suspensos
Este trilho de 6 km (12 km ida e volta) entre a Praia da Marinha e a Praia do Vale Centeanes foi eleito um dos melhores da Europa e, na nossa opinião, é o mais bonito do Algarve. Desenvolve-se paralelamente ao mar, no topo de arribas calcárias esculpidas pela chuva e pelo mar ao longo de milhões de anos, passando por várias praias escondidas entre as falésias.
Mais sobre o Percurso dos Sete Vales Suspensos >>
Onde dormir | O Quintal Guesthouse é um dos alojamentos mais bem classificados e mais económicos perto do Percurso dos Sete Vales Suspensos. Encontre outras opções no Carvoeiro aqui.
Nota | O Trilho dos Sete Vales Suspensos passa sobre o Algar de Benagil, a gruta mais famosa e provavelmente a mais bonita do Algarve. Se quiser visitar o seu interior, poderá apanhar um barco ou alugar um caiaque ou um SUP (Stand Up Paddlle) na Praia de Benagil. Para evitar as multidões, o melhor é visitá-la de manhã cedo, num dia da semana e fora da época alta.
10. Passadiços Loulé Litoral
Este percurso pedestre e ciclável (linear, 5 km) situa-se na zona oeste do Parque Natural da Ria Formosa. Dividido em 2 partes – o Trilho de São Lourenço e o Trilho da Quinta do Lago – é uma das melhores formas de conhecer não só a flora e a fauna desta área protegida, mas também alguns dos hotéis mais luxuosos do Algarve.
Mais sobre os Passadiços Loulé Litoral >>
11. Faro
A capital do Algarve esconde um dos centros históricos mais bonitos da região, conhecido como “vila adentro”, o que justifica só por si uma visita.
Mais sobre Faro e as praias de Faro >>
Pesquisar os melhores alojamentos em Faro aqui.
12. Olhão
É uma das nossas cidades preferidas em Portugal, porque preserva o ambiente do Algarve tradicional e quilómetros de praias desertas, mesmo no verão.
Mais sobre Olhão e as Praias de Olhão >>
Onde dormir | A Casa Modesta é a opção com mais charme e bom gosto de Olhão. Poderá encontrar outros alojamentos aqui.
13. Ria Formosa
O Parque Natural da Ria Formosa, eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é uma das zonas menos conhecidas e mais puras do Algarve. Por isso, e graças às suas praias tranquilas e quilométricas, é um dos nossos refúgios preferidos. Para o visitar, pode fazer um passeio de barco a partir, por exemplo, de Faro ou de Olhão ou ir independentemente a cada uma das ilhas, como nós fizemos.
14. Ilha da Culatra
A ilha da Culatra é uma das 5 ilhas que compõem a Ria Formosa. Fica à frente da cidade de Olhão e inclui as aldeias de pescadores da Culatra e do Farol, além de praias belíssimas, com quilómetros de areia deserta, mesmo em Agosto.
Mais sobre a Ilha da Culatra >>
15. Ilha da Armona
À semelhança da Ilha da Culatra, na Ilha da Armona não há carros nem estradas nem hotéis. Tirando uma pequena zona habitada, tem uma natureza selvagem e as praias são paradisíacas.
Mais sobre a ilha da Armona >>
Onde dormir | Na ilha da Armona, ao contrário da Culatra, é possível reservar alojamento online. Ora veja.
16. Fuseta
A Fuseta é uma tranquila vila localizada junto à Ria Formosa, onde (ainda) moram muitos pescadores. Além de uma bonita praia de ria, está a uma curta distância de barco de duas praias paradisíacas: a Praia da Ilha da Fuseta e a Praia da Barra Nova.
Onde dormir | Este alojamento tem uma localização incrível. Encontre outras opções na Fuseta aqui.
17. Praia do Barril
Situada na Ilha de Tavira, é uma das praias mais surpreendentes da Ria Formosa, seja pelo acesso num pequeno comboio, seja pelo cemitério de âncoras nas suas dunas.
Mais sobre a Praia do Barril e a ilha de Tavira >>
18. Santa Luzia
Conhecida como a capital do polvo, é uma povoação que, embora turística, conseguiu manter a sua essência piscatória. É também aí que se pode apanhar um barco para a Praia da Terra Estreita, na ilha de Tavira, do outro lado da Ria.
Onde dormir | Esta casinha de férias em Santa Luzia é um charme. Senão, procure outros alojamentos em Santa Luzia ou em Pedras de El-Rei (de onde se acede às Praia do Barril).
19. Tavira
Esta pequena cidade atravessada pelo rio Gilão é uma das que mais gostamos de (re)visitar no Algarve. Tem um dos centros históricos mais bonitos da região, onde não falta um castelo, igrejas, jardins, museus e muita oferta cultural no verão.
Ver os melhores alojamentos em Tavira aqui.
20. Cabanas de Tavira e Ilha de Cabanas
Fundada por pescadores de atum no início do século XX, é mais uma localidade que se manteve fiel ao antigamente. Gostamos especialmente de passear na sua marginal, de onde se tem uma vista privilegiada para a ria. Além disso, é daí que se chega de barco à ilha de Cabanas, uma praia de sonho com 7 km de extensão.
Mais sobre a ilha de Cabanas >>
Onde dormir | Este alojamento com um terraço com vistas para a ria é uma boa opção para ficar em Cabanas. Poderá encontrar outros alojamentos aqui.
21. Cacela Velha
Aldeia de origem árabe com casinhas brancas, cuidadas e floridas, de cujo forte se tem uma das melhores vistas para a Ria Formosa.
Onde dormir | A Casa Castor é uma das melhores opções, com vistas incríveis. Se procura outros alojamentos em Cacela, pesquise aqui.
22. Praia da Fábrica
É a praia que se avista do Forte de Cacela Velha. Ainda só lá fomos uma vez, mas ficou para sempre na nossa memória.
Mais sobre a Praia da Fábrica >>
23. Vila Real de Santo António
Cidade reconstruída após o terramoto de 1755, tem uma das mais belas praças algarvias – a Praça Marquês de Pombal – e um pequeno comboio turístico que leva à sossegada Praia de Santo António, a mais oriental do Algarve e de Portugal. Outras praias a que vale a pena ir nas proximidades são a Praia Verde e a ainda mais sossegada Praia do Cabeço. Têm todas um enorme areal e a água do mar é geralmente morna e calma.
Onde dormir | Este hotel de estilo Belle Époque é um dos mais bonitos do Algarve. Outros alojamentos em Vila Real de Santo António aqui.
24. Castro Marim
É uma pequena localidade com um imponente castelo medieval do século XIII, rodeado por casas brancas que refletem a típica arquitetura algarvia.
Pelo caminho, atravessa-se o Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, uma zona de salinas, pastagens e sapais, que foi a primeira Reserva Natural criada em Portugal. A pé ou de bicicleta, é possível seguir os trilhos entre as salinas, assistir à extração do sal e até boiar numa delas.
Onde dormir | A Companhia das Culturas é um dos melhores turismos rurais do Algarve, ideal para quem gosta tanto de campo como de mar. Se procura outros alojamentos em Castro Marim, pesquise aqui.
25. Alcoutim
Como temos demonstrado, o Algarve não é só praias. No interior da região, esta pequena vila serrana junto ao rio Guadiana também é das que mais gostamos de (re)visitar no Algarve, proporcionando belas vistas sobre Sanlúcar de Guadiana, a povoação espanhola do outro lado do rio.
Por sua vez, a estrada para lá chegar desde Odeleite (a M507), sempre a acompanhar o Guadiana, é um dos mais belos percursos ribeirinhos de Portugal e mostrar-lhe-á um lado do Algarve que a maioria das pessoas desconhece.
Encontre alojamentos em Alcoutim aqui.
Onde dormir quando visitar o Algarve
Em toda a região, há imensos alojamentos, para todos os gostos e preços. Quando tiver de decidir onde ficar, recomendamos que escolha primeiro a(s) zona(s) que quer visitar no Algarve, nomeadamente:
- Zona da Costa Vicentina e Lagos (zona oeste/ Barlavento)
- Zona de Faro e Olhão (zona central) ou
- Zona de Tavira e Vila Real de Santo António (zona este/ Sotavento).
Se vai estar no Algarve menos de 7 dias, o ideal é visitar apenas uma zona e estabelecer uma base para a explorar.
Se vai passar mais de 7 dias no Algarve e quer conhecer um pouco de tudo, o melhor será dividir a sua estadia por duas ou três zonas para minimizar as viagens.
Tendo isso em conta, eis as localidades onde recomendamos que fique a dormir (lembre-se que muitos alojamentos têm uma estadia mínima de dias ou até uma semana):
Alojamentos na zona oeste do Algarve (Barlavento)
Alojamentos na zona central do Algarve
Alojamentos na zona este do Algarve (Sotavento)
Siga-nos no Instagram e Facebook para mais ideias para férias, escapadinhas e fins de semana.
Excelente informações sobre a Costa Vicentina
Obrigado pelo trabalho! Foi muito util
Sofia e Paulo,
Quero agradecer por tantas informações uteis, a qualidade das mesmas e a leveza como são tratadas. As fotos são algo a parte, eu que amo fotografia fiquei alucinada com tanto bom gosto e registros sem igual.
Só agradecimento pela ajuda com meus próximos destinos.