O Algarve é o principal destino turístico de Portugal devido às suas praias. Além de serem das mais bonitas do mundo, está quase sempre bom tempo e a temperatura da água é agradável. Mas o que visitar no Algarve para além das praias?

Na região, também há cidades com um rico património histórico e cultural; aldeias e vilas que escaparam ao turismo de massas que estragou grande parte da costa sul do nosso país; percursos pedestres incríveis; várias áreas protegidas e um parque natural eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Para nós, esse é o verdadeiro Algarve, o Algarve que mais gostamos de visitar e que nos faz voltar todos os anos. É esse Algarve que, em seguida, partilhamos consigo, apresentando-lhe os nossos locais preferidos de um extremo ao outro da costa, no sentido oeste-este, sem esquecer o interior.

25 locais a visitar no Algarve

1. Costa Vicentina

É a costa mais selvagem do Algarve. Faz parte de um parque natural – o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, estendendo-se desde Odeceixe até ao Burgau. Inclui praias belíssimas, vários percursos pedestres assinalados, pequenas povoações e dois locais marcantes da história dos Descobrimentos portugueses: o Cabo de São Vicente e a Fortaleza de Sagres.

Onde dormir | Ficar na Aldeia da Pedralva, uma aldeia rural recuperada no concelho de Vila do Bispo, é uma experiência única. Se procura outros alojamentos na Costa Vicentina, pesquise aqui.

O que visitar no Algarve - Costa Vicentina

2. Trilho entre a Praia da Luz e Lagos

Este percurso pedestre linear, com 11 km de extensão, segue por falésias junto ao mar e tem vistas espetaculares sobre as praias da Luz e de Porto de Mós, bem como sobre várias formações rochosas, como as da Ponta da Piedade, Praia do Camilo e Praia Dona Ana.

Reservar alojamento na Praia da Luz aqui.

Percurso Praia da Luz- Lagos

3. Ponta da Piedade

Este cabo com arribas rendilhadas, algares e grutas é um dos ex-libris do Algarve. Pode ser admirado percorrendo a pé uns passadiços de madeira ou, melhor ainda, fazendo um passeio de barco ou de caiaque. Desse modo, além de evitar os numerosos turistas e “instagrammers”, terá a possibilidade de explorar o interior das grutas e descobrir pequenas praias desertas escondidas entre as falésias.

O que visitar no Algarve - Ponta da Piedade

4. Lagos

É uma das cidades mais visitadas do Algarve, não só pela beleza das suas praias, mas também pela sua importância histórica, sobretudo na época dos Descobrimentos. Situada frente a África, tornou-se o ponto de partida e de chegada das naus que se aventuravam pela costa desse continente.

Ver os melhores alojamentos em Lagos aqui.

praia dona ana, lagos

5. Passadiços de Alvor

Têm cerca de 5 km de extensão e ligam a Praia dos Três Irmãos à Ria de Alvor, proporcionando belas vistas sobre o mar, as dunas, a zona lagunar e as aves que aí habitam. Podem ser percorridos tanto a pé como de bicicleta. Saiba mais.

Ver os alojamentos disponíveis em Alvor aqui.

O que visitar no Algarve - Passadiços de Alvor

6. Ferragudo

É uma das poucas vilas piscatórias a ter escapado ao turismo de massas que estragou grande parte da costa sul de Portugal e, na nossa opinião, é uma das mais bonitas do Algarve. O melhor de Ferragudo? Calcorrear as ruelas floridas até à igreja, de onde se avista o rio Arade e o forte de onde se vigiava a costa dos ataques dos piratas.

O que visitar no Algarve - Ferragudo

7. Silves

Antes da reconquista cristã no século XII, Silves era a capital do reino árabe do Algarve. É dessa época o maior castelo da região e uma antiga mesquita, transformada na Sé Catedral, um dos mais importantes templos algarvios.

Reservar alojamento em Silves aqui.

O que visitar no Algarve - Silves

8. Praia da Marinha

É ou não é uma das mais bonitas do mundo?

Praia da Marinha

9. Percurso dos Sete Vales Suspensos

Este trilho de 6 km (12 km ida e volta) entre a Praia da Marinha e a Praia do Vale Centeanes foi eleito um dos melhores da Europa e, na nossa opinião, é o mais bonito do Algarve. Desenvolve-se paralelamente ao mar, no topo de arribas calcárias esculpidas pela chuva e pelo mar ao longo de milhões de anos, passando por várias praias escondidas entre as falésias. Saiba mais.

Onde dormir | O Quintal Guesthouse é um dos alojamentos mais bem classificados e mais económicos perto do Percurso dos Sete Vales Suspensos. Encontre outras opções no Carvoeiro aqui.

Percurso dos Sete Vales Suspensos

Nota | O Trilho dos Sete Vales Suspensos passa sobre o Algar de Benagil, a gruta mais famosa e provavelmente a mais bonita do Algarve. Se quiser visitar o seu interior, poderá apanhar um barco ou então alugar um caiaque ou um SUP (Stand Up Paddlle) na Praia de Benagil. Para evitar as multidões, o melhor é visitá-la de manhã cedo, num dia da semana e fora da época alta.

Algar de Benagil

10. Passadiços Loulé Litoral

Este percurso pedestre e ciclável (linear, 5 km) situa-se na zona oeste do Parque Natural da Ria Formosa. Dividido em 2 partes – o Trilho de São Lourenço e o Trilho da Quinta do Lago – é uma das melhores formas de conhecer não só a flora e a fauna desta área protegida, mas também alguns dos hotéis mais luxuosos do Algarve. Saiba mais sobre o trilho aqui.

passadiços loulé litoral, ria formosa

11. Faro

A capital do Algarve esconde um dos centros históricos mais bonitos da região, conhecido como “vila adentro”, o que justifica só por si uma visita. Veja os principais sítios a visitar.

Pesquisar os melhores alojamentos em Faro aqui.

marina de faro

12. Olhão

É uma das nossas cidades preferidas em Portugal, porque preserva o ambiente do Algarve tradicional e quilómetros de praias desertas, mesmo no verão. Saiba o que visitar e como ir às praias.

Onde dormir | A Casa Modesta é a opção com mais charme e bom gosto. Poderá encontrar outros alojamentos em Olhão aqui.

vista aérea de olhão

13. Ria Formosa

O Parque Natural da Ria Formosa, eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é uma das zonas menos conhecidas e mais puras do Algarve. Por isso, e graças às suas praias tranquilas e quilométricas, é um dos nossos refúgios preferidos. Para o visitar, pode fazer um passeio de barco a partir, por exemplo, de Faro ou de Olhão ou ir independentemente a cada uma das ilhas, como nós fizemos. Saiba mais.

ilha da armona

14. Ilha da Culatra

A ilha da Culatra é uma das 5 ilhas que compõem a Ria Formosa. Fica à frente da cidade de Olhão e inclui as aldeias de pescadores da Culatra e do Farol, além de praias belíssimas, com quilómetros de areia deserta, mesmo em Agosto. Saiba mais.

ilha da culatra

15. Ilha da Armona

À semelhança da Ilha da Culatra, na Ilha da Armona não há carros nem estradas nem hotéis. Tirando uma pequena zona habitada, tem uma natureza selvagem e as praias são paradisíacas. Saiba mais.

Onde dormir | Na ilha da Armona, ao contrário da Culatra, é possível reservar alojamento online. Ora veja.

ilha da armona

16. Fuseta

A Fuseta é uma tranquila vila localizada junto à Ria Formosa, onde (ainda) moram muitos pescadores. Além de uma bonita praia de ria, está a uma curta distância de barco de duas praias paradisíacas: a Praia da Ilha da Fuseta e a Praia da Barra Nova. Saiba mais.

Onde dormir | Este alojamento tem uma localização incrível. Encontre outras opções na Fuseta aqui.

Vila da Fuseta

17. Praia do Barril

Situada na Ilha de Tavira, é uma das praias mais surpreendentes da Ria Formosa, seja pelo acesso num pequeno comboio, seja pelo cemitério de âncoras nas suas dunas. Saiba mais.

praia do barril

18. Santa Luzia

Conhecida como a capital do polvo, é uma povoação que, embora turística, conseguiu manter a sua essência piscatória. É também aí que se pode apanhar um barco para a Praia da Terra Estreita, na ilha de Tavira, do outro lado da Ria.

Onde dormir | Esta casinha de férias em Santa Luzia é um charme. Encontre outros alojamentos em Santa Luzia ou em Pedras de El-Rei (de onde se acede às Praia do Barril)

O que visitar no Algarve - santa luzia

19. Tavira

Esta pequena cidade atravessada pelo rio Gilão é uma das que mais gostamos de (re)visitar no Algarve. Tem um dos centros históricos mais bonitos da região, onde não falta um castelo, igrejas, jardins, museus e muita oferta cultural no verão.

Ver os melhores alojamentos em Tavira aqui.

20. Cabanas de Tavira e Ilha de Cabanas

Fundada por pescadores de atum no início do século XX, é mais uma localidade que se manteve fiel ao antigamente. Gostamos especialmente de passear na sua marginal, de onde se tem uma vista privilegiada para a ria. Além disso, é daí que se chega à ilha de Cabanas, uma praia de sonho com 7 km de extensão. Saiba mais.

Onde dormir | Este alojamento com um terraço com vistas para a ria é uma boa opção para ficar a dormir em Cabanas. Poderá encontrar outros alojamentos aqui.

O que visitar no Algarve - cabanas de tavira

21. Cacela Velha

Aldeia de origem árabe com casinhas brancas, cuidadas e floridas, de cujo forte se tem uma das melhores vistas para a Ria Formosa.

Onde dormir | A Casa Castor é uma das melhores opções, com vistas incríveis. Se procura outros alojamentos em Cacela, pesquise aqui.

Forte de Cacela Velha

22. Praia da Fábrica

É a praia que se avista do Forte de Cacela Velha. Ainda só lá fomos uma vez, mas ficou para sempre na nossa memória. Saiba porquê.

Praia da Fábrica vista do Forte de Cacela Velha

23. Vila Real de Santo António

Cidade reconstruída após o terramoto de 1755, tem uma das mais belas praças algarvias – a Praça Marquês de Pombal – e um pequeno comboio turístico que leva à sossegada Praia de Santo António, a mais oriental do Algarve e de Portugal. Outras praias a que vale a pena ir nas proximidades são a Praia Verde e a ainda mais sossegada Praia do Cabeço. Têm todas um enorme areal e a água do mar é geralmente morna e calma.

Onde dormir | Este hotel de estilo Belle Époque é um dos mais bonitos do Algarve. Outros alojamentos em Vila Real de Santo António aqui.

O que visitar no Algarve - vila real de santo antónio

24. Castro Marim

É uma pequena localidade com um imponente castelo medieval do século XIII, rodeado por casas brancas que refletem a típica arquitetura algarvia. 

Pelo caminho, atravessa-se o Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, uma zona de salinas, pastagens e sapais, que foi a primeira Reserva Natural criada em Portugal. A pé ou de bicicleta, é possível seguir os trilhos entre as salinas, assistir à extração do sal e até boiar numa delas.

Onde dormir | A Companhia das Culturas é um dos melhores turismos rurais do Algarve, ideal para quem gosta tanto de campo como de mar. Se procura outros alojamentos em Castro Marim, pesquise aqui.

Salinas de Castro Marim

25. Alcoutim

Como temos demonstrado, o Algarve não é só praias. No interior da região, esta pequena vila serrana junto ao rio Guadiana também é das que mais gostamos de (re)visitar no Algarve, proporcionando belas vistas sobre Sanlúcar de Guadiana, a povoação espanhola do outro lado do rio.

Por sua vez, a estrada para lá chegar desde Odeleite (a M507), sempre a acompanhar o Guadiana, é um dos mais belos percursos ribeirinhos de Portugal e mostrar-lhe-á um lado do Algarve que a maioria das pessoas desconhece.

Encontre alojamentos em Alcoutim aqui.

O que visitar no Algarve - alcoutim

Onde dormir quando visitar o Algarve

Em toda a região, há imensos alojamentos, para todos os gostos e preços. Quando tiver de decidir onde ficar, recomendamos que escolha primeiro a(s) zona(s) que quer visitar no Algarve, nomeadamente:

  • Zona da Costa Vicentina e Lagos (zona oeste/ Barlavento)
  • Zona de Faro e Olhão (zona central) ou
  • Zona de Tavira e Vila Real de Santo António (zona este/ Sotavento).

Se vai estar no Algarve menos de 7 dias, o ideal é visitar apenas uma zona e estabelecer uma base para a explorar.

Se vai passar mais de 7 dias no Algarve e quer conhecer um pouco de tudo, o melhor será dividir a sua estadia por duas ou três zonas para minimizar as viagens.

Tendo isso em conta, eis os sítios onde recomendámos que fique a dormir (lembre-se que muitos alojamentos têm uma estadia mínima de dias ou até uma semana):

Alojamentos na zona oeste do Algarve (Barlavento)

Alojamentos na zona central do Algarve

Alojamentos na zona este do Algarve (Sotavento)

Mapa com o que visitar no Algarve

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário em baixo e seguir-nos pelo Instagram e Facebook. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem. Boas viagens à solta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *