Anda à procura do que fazer e visitar nas Astúrias e na Cantábria, de modo a planear a sua próxima viagem em Espanha? Então este guia é para si.
Já fomos várias vezes às Astúrias e à Cantábria. Foi com base nessas viagens que selecionámos os lugares que, na nossa opinião, não deve perder numa primeira visita a estas duas comunidades autónomas de Espanha. Além disso, traçámos um roteiro de carro para o ajudar a planear a sua própria viagem à solta, de acordo com os seus interesses e tempo disponível.
O que visitar nas Astúrias e na Cantábria
1. Luarca
De Luarca lembramo-nos das várias pontes que atravessam o pequeno rio que divide a localidade em dois; dos barcos coloridos dos pescadores no porto; das casas construídas em socalcos, de caminharmos pelo passeio marítimo e de pensarmos como tudo era bonito.
A não perder: O farol, a capela de La Atalaya e o cemitério, com vistas maravilhosas sobre o mar e a montanha.
Perto de Luarca: Playa del Silencio (Praia do Silêncio).
2. Cudillero
Cudillero é uma pequenina povoação bem representativa da costa asturiana, onde uma grande praça central abriga um porto de pescadores e casinhas coloridas sobem por uma encosta. Infelizmente, talvez por ser tão bonita, achámo-la demasiado turística.
3. Avilés
O centro histórico de Avilés, a terceira maior cidade das Astúrias, foi declarado Conjunto Histórico-Artístico Monumental e terá inspirado o famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer a rabiscar, à mesa de um restaurante, o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer.
A visitar: as ruas de Galiana e Rivero; a Praça de Espanha; a igreja velha de Sabugo (do séc. XIII); o Centro Niemeyer e a marina de Avilés, considerada uma das mais bonitas da região.
4. Gijón
Fundada pelos romanos no séc. I, Gijón é especial devido ao seu passado e à praia de São Lourenço que transmite à cidade mais povoada das Astúrias boa energia e um ambiente descontraído.
A não perder:
- A famosa Escalerona, a escadaria de pedra que liga a marginal ao areal;
- Museu das Termas Romanas, em frente da igreja de São Pedro;
- Marina de Gijón;
- Bairro de Cimadevilla, antigo bairro de pescadores e o mais antigo da cidade;
- Monte de Santa Catarina, onde podemos caminhar até ao “Elogio do Horizonte”, uma escultura que, durante várias décadas, foi o logotipo de Gijón, com vistas para o mar Cantábrico.
5. Oviedo
Fundada no séc. VIII, Oviedo é a capital e a jóia das Astúrias.
“… uma cidade deliciosa, exótica, bonita, limpa, agradável, tranquila e pedonal, como se não pertencesse a este mundo, como se não existisse… Oviedo é como um conto de fadas” – assim a descreveu Woody Allen, que gosta tanto da cidade que filmou aí o seu filme “Vicky Christina Barcelona”.
Caminhar pelo centro histórico de Oviedo é, de facto, um prazer. Não só por ser inteiramente pedonal, mas também pelos monumentos que guarda, incluindo alguns declarados Património da Humanidade e mais de 100 estátuas espalhadas pelas ruas.
A não perder:
- Na área da Catedral: Catedral de São Salvador, Igreja de San Tirso, Museu de Belas Artes e Museu Arqueológico;
- Na Praça de Afonso II: Palácio de Valdecarzana e Palácio la Rúa;
- Em Cimadevilla (a parte mais antiga do centro histórico): Praça de Trascorrales, Praça da Constituição e a colorida Praça Fontán;
- Universidade de Oviedo (séc. XVI).
A 3 km de Oviedo: Palácio de Santa Maria del Naranco e igreja de S. Miguel de Lillo (do séc. IX), exemplos do inovador estilo pré-românico asturiano, declarados Património da Humanidade pela Unesco.
Onde comer:
- Tapas e sidra na Calle Gascona;
- O mercado Fontán é um bom local para comprar queijos tradicionais das Astúrias;
- Pastelaria Camilo de Blas para comer um “carbayones”, um doce típico das Astúrias e uma especialidade de Oviedo.
6. Ruta de las Xanas
A Rota das Xanas está entre os nossos percursos pedestres preferidos em Espanha. A primeira parte faz-se por um caminho esculpido nas rochas, na berma de um desfiladeiro. A segunda por uma floresta onde habitarão “xanas”, as fadas da mitologia asturiana.
Mais sobre a Rota das Xanas >>
7. Senda del Oso
A Senda del Oso (em português: “O Caminho do Urso”) é uma antiga linha férrea mineira, convertida num via verde pavimentada, que atravessa bosques, montanhas, túneis, pontes, desfiladeiros e paisagens naturais impressionantes.
Apesar de ser bastante extensa, é muito fácil de fazer de bicicleta, sendo acessível a pessoas de todas as idades, incluindo crianças.
8. Cascata Xiblu
Para chegar à Cascata de Xiblu, é preciso percorrer um trilho. São 7,4 km, cerca de 3 horas (ida e volta), ao longo de um magnífico bosque de faias, cujo auge é uma sucessão de 3 cascatas que superam os 100 metros de altura.
9. Parque Natural de Somiedo
Considerado um dos mais belos e bem conservados parques naturais de Espanha, o Parque Natural de Somiedo é perfeito para caminharmos entre montanhas, vales, rios, lagos glaciares, florestas e casas tradicionais chamadas “teitos”.
8 lugares a não perder em Somiedo >>
Roteiro para visitar Somiedo de carro (3 dias) >>
10. Picos da Europa
Gostamos tanto do Parque Nacional dos Picos da Europa que já lá fomos várias vezes e queremos voltar. Para o ajudar a planear uma visita, até preparámos um roteiro pelos nossos lugares preferidos, incluindo os sítios, as estradas panorâmicas e os percursos pedestres que mais nos encantaram.
Roteiro para visitar os Picos da Europa de carro (4 dias) >>
11. Llastres
Infelizmente, nas nossas andanças pelas Astúrias, não tivemos tempo para ir a Llastres, mas ficou o desejo de conhecer esta antiga vila piscatória, de parar no seu porto, de trepar pelas suas ruelas estreitas ladeadas por casas brancas e de subir até à ermida de San Roque, o melhor miradouro sobre a vila e um dos mais bonitos das Astúrias.
12. Llanes
Llanes foi a localidade da costa asturiana de que mais gostámos, devido à sua bonita arquitetura, ao mar azul-turquesa, à praia, ao porto e aos “Cubos de la Memoria”, uma intervenção artística de Agustín Ibarrola, que pintou grandes blocos de pedra de várias cores, tão simples e tão bonitos.
Perto de Llanes: visitámos a Playa de Gulpiyuri (Praia de Gulpiyuri), porque tínhamos visto fotos espetaculares. Todavia, foi uma desilusão ao vivo, não só por ser muito mais pequena do que imagináramos, mas também porque quase não tinha água, assemelhando-se a um charco.
13. Santillana del Mar
Avisaram-nos que Santillana del Mar era mentirosa, porque “não é santa, não é plana (llana) e não tem mar”. Não faz mal. Nós gostamos de pequenas localidades onde podemos andar sem mapa. Gostamos de nos perder por ruelas de pedra. Gostamos de descobrir praças, monumentos e edifícios conservados como antigamente. Por isso, gostámos (tanto) de Santillana del Mar.
A não perder: Plaza Mayor, Colegiata de Santillana del Mar, ruas Juan Infante e Santo Domingo.
14. Bosque de Sequoias
Situado no município de Cabezón de la Sal, o Monumento Natural das Sequoias do Monte Cabezón é um bosque de sequoias, plantado durante a época do franquismo, cujo objetivo era fornecer madeira à produção industrial, porque são uma espécie de crescimento rápido, à semelhança do pinheiro e do eucalipto.
Esse bosque acabou por nunca ser cortado e, desde 2003, é um espaço natural protegido e acessível a todos, incluindo crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Mais sobre o bosque de sequoias >>
Roteiro de viagem nas Astúrias e na Cantábria (de carro)
Dia 1
Dia 2
- Visitar Gijón e Oviedo
- Dormida em Oviedo
Dia 3
- Visitar Oviedo e fazer a Rota das Xanas
- Dormida em San Martín de Teverga
Dia 4
- Fazer a Senda del Oso de bicicleta e o trilho até à Cascata Xiblu
- Dormida em San Martín de Teverga
Dias 5, 6 e 7
- Visitar Somiedo
- Dormida em Pola de Somiedo
Dias 8, 9, 10 e 11
- Visitar os Picos da Europa
- Dormida em Cangas de Onis, Caín, Sotres e
Dia 12
- Visitar Lastres e Llanes
- Dormida em Llanes
Dia 13
- Visitar Santillana del Mar e o bosque de sequoias da Cantábria
- Dormida em Santillana del Mar ou na Casona de la Salceda
Astúrias e Cantábria: mapa com os principais pontos de interesse
Clique no botão “play” para visualizar o mapa.
Outros lugares a visitar nas Astúrias e na Cantábria
Se tiver mais tempo disponível, também poderá gostar de conhecer:
Nas Astúrias
- Tapia de Casariego
- Ribadesella
- Puerto de Vega
- Bufones de Pría
- Playa de Barro
- Playa de Niembro
Na Cantábria
- Comillas
- San Vicente de la Barquera
- Castro Urdiales
Guia prático para visitar as Astúrias e a Cantábria
Onde ficam as Astúrias e a Cantábria
As Comunidades Autónomas do Principado das Astúrias e da Cantábria localizam-se no norte de Espanha, junto ao mar Cantábrico. A capital das Astúrias é Oviedo e da Cantábria, Santander.
Como ir às Astúrias e à Cantábria
Nós fomos sempre de carro desde Lisboa, via Salamanca, Zamora e Léon. Tente ir sempre que possível pelas autovias espanholas: além de terem bom piso, não têm portagens.
Do Porto, o percurso é mais curto, via Chaves, Puebla de Sanabria e Léon. Alternativamente, poderá seguir um trajeto mais turístico, mas mais longo, através de Vigo, Santiago de Compostela, Corunha e daí percorrendo todo o litoral até Gijón.
Quando ir às Astúrias e à Cantábria
- Maio, Junho e Setembro: na nossa opinião, são os melhores meses para visitar as Astúrias e a Cantábria, porque geralmente está bom tempo, evitam-se as multidões da época alta e os preços são mais em conta. Convém, no entanto, ir preparado para algum frio e chuva.
- Julho e Agosto: o clima é perfeito para atividades ao ar livre e para desfrutar das praias, mas há mais turistas e os preços são mais elevados.
- Outubro a Abril: o tempo é, por norma, muito chuvoso e frio, chegando mesmo a nevar nos Picos da Europa e em Somiedo.
Gastronomia das Astúrias e da Cantábria
Eis algumas das iguarias tradicionais que poderá provar nas Astúrias e na Cantábria:
Astúrias
- Fabada asturiana
- Pote asturiano
- Cabrito assado
- Cachopo (filetes de vitela panados, recheados com presunto e queijo)
- Pitu caleya (frango pica-no-chão)
- Pastel de cabracho (paté de peixe)
- Fritos de pixin (tamboril frito)
- Queijos tradicionais como o Cabrales
- Doces: casadiellas, carbayones e arroz con leche (arroz doce)
- Sidra
Cantábria
- Rabas (calamares fritos)
- Peixe, marisco e as anchovas do Cantábrico, de preferência as fabricadas em Santona
- Doces: sobaos e quesada pasiega
Outros roteiros em Espanha
Siga-nos no Instagram e no Facebook para mais ideias para férias, escapadinhas e fins de semana.
Compartilhei com muita curiosidade as belas imagens postadas da Astúrias e Cantrábia, lugares que nos são pouco familiares. Também é com muito orgulho que vemos a obra de Niemayer espalhada pelo mundo. O Centro Cultural que aparece na foto lembra muito o Museu de Arte Contemporânea situado em Niterói, cidade ligada ao Rio de Janeiro por uma ponte de 13 km. A imagem de vocês dois abraçados e toda aquela natureza ao redor está imperdível. Adorei!
Ficamos contentes Regina 🙂
Quando se dedicam a organizar viagens/orçamentos/marcação de hóteis , para os seguidores? 🙂
Este blogue é incrível!
Obrigada,
Ana
Obrigado pelo seu comentário Ana. O nosso tempo disponível para dedicar ao Viagens à Solta é bastante reduzido. Ainda assim, tentamos ao máximo partilhar informação prática, daquela que nós próprios gostaríamos de encontrar quando estamos a planear uma viagem.
Esteja atenta pois esperamos partilhar mais roteiros práticos nos próximos tempos.
Boas viagens 🙂
Obrigada pelos vossos relatos apaixonados e fotos espectaculares!
Conheço bem esta zona de Espanha e adoro!
Aliás, visitei alguns locais de Portugal e Espanha, graças aos vossos reports.
Boa sorte para vós e para o vosso blog, é um gosto acompanhar-vos.
Obrigado pelas suas palavras de incentivo Carla. Boas viagens 🙂
Esta é uma viagem que tenho planeada para fazer e está nos tempos mais próximos, não sei se será possível terem essa noção, mas qual o orçamento aproximado que pensam que 3 pessoas gastariam numa viagem destas?
Grata pela vossa partilha, fantásticas fotos!
Olá Ana, não temos essa informação. Porém, podemos dizer que os preços são semelhantes aos de Portugal.
Olá boa tarde
Gostava de poder imprimir os vossos textos e imagens dos roteiros, é possível?
Olá Maria, pode imprimir usando a opção de “imprimir” diretamente do seu navegador (browser).
Boa noite.
Um bom artigo muito útil para futura viagem, bom trabalho.
Obrigado.
Obrigada, Paulo. Boa viagem!
Boa noite,
Adorei este vosso roteiro e fiquei completamente encantado e deliciado com as Astúrias, sem dúvida uma das viagens a fazer brevemente.
Na vossa opinião qual será o melhor mês ou meses para visitar esta região?
Caro Eládio,
Os nossos meses preferidos para visitar as Astúrias são Maio, Junho e Setembro, porque normalmente está bom tempo e não há muitos turistas.
Se não se importar com o número de turistas, Julho e Agosto também são boas opções e até poderá ir a algumas praias da costa.
Se quiser ver neve nas montanhas, então o melhor é ir no inverno.
Esperamos ter ajudado… Boas viagens à solta!
Bom dia
Adorei este vosso roteiro, assim como, o Roteiro de carro aos Picos da Europa, que nos vai ajudar este ano nas férias. 😉
Grata pela vossa partilha… E boa viagens… à solta! 😉
Parabéns pelo excelente roteiro: forma prática, organizada e simples.
Dessa forma fica fácil VIAJAR A SOLTA.
Aguardo os próximos
Olá, roteiro muito bom. Conheço algumas das localidades e revejo-me nas descrições. Uma dúvida, meados de Outubro já é muito tardio para fazer as rotas dos Picos (Xanas e Cares, por exemplo)? Obrigado
Olá José, em meados de outubro é mais provável chover mas, por outro lado, pode ser interessante, porque apanha os tons de outono…
Oi , muito prazer estou as mando fazer esse roteiro estou seguindo das Astúrias agora para Cantábria tudo perfeito amando tudo , obrigado
Que bom saber isso! Beijinhos e continuação de boa viagem!