Anda à procura do que visitar na Andaluzia, o que fazer e onde ficar a dormir ou quer traçar um roteiro de carro pelo sul de Espanha? Então este guia de viagem é para si.

Viajar de carro pela Andaluzia é ver passar oliveiras e campos agrícolas sem fim. É conhecer 8 lugares classificados como Património Mundial pela UNESCO. É chegar a algumas das cidades mais bonitas de Espanha, como Sevilha, Córdoba e Granada. É abrir a boca de espanto com o legado que os mouros deixaram na região. É atravessar serranias e encontrar pequenas povoações totalmente brancas. É espreitar para dentro de algumas casas e descobrir pátios cheios de plantas. É cheirar, em meados de Março, as flores das laranjeiras que existem nas ruas e nas praças. É fazer aquele que até há pouco tempo era considerado o percurso pedestre mais perigoso do mundo. É andar no meio de rochas formadas há mais de 200 milhões de anos. É ir à praia e mergulhar no mar. É almoçar depois das 14h e jantar depois das 21h. É o convívio alegre entre todas as idades. É religião, “tapas”, touradas e flamenco!

Miradouro de Arcos de la Frontera, Andaluzia
Miradouro de Arcos de la Frontera, considerada uma das localidades mais bonitas de Espanha

Factos sobre a Andaluzia

Onde fica

A Andaluzia (em castelhano: “Andalucía”) é a segunda região mais extensa de Espanha (são cerca de 600 km de uma ponta à outra) e a mais populosa. O seu nome provém de “Al-Andalus”, o nome que os muçulmanos davam à Península Ibérica no século VIII.

Situada no sul de Espanha, a Andaluzia é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo e faz fronteira com o Algarve, o que a torna um destino perfeito para uma “road trip” a partir de Portugal.

Populacão

8 milhões

Províncias

Almeria, Cádis, Córdova, Granada, Huelva, Jaén, Málaga e Sevilha.

Capital

Sevilha (capital legislativa e executiva) e Granada (capital judicial).

Distâncias de carro

  • Faro – Sevilha: 200 km (~2h);
  • Lisboa – Sevilha: 463 km (~4h30);
  • Porto – Sevilha: 587 km (~6h).

Quando visitar a Andaluzia

  • A primavera (Março a Junho) e o outono (Setembro a Dezembro) são as melhores alturas para visitar a Andaluzia, já que o clima é ameno. Nas zonas montanhosas, há que ir, mesmo assim, preparado para o frio, já que as temperaturas podem descer até aos zero graus;
  • No verão, as temperaturas podem ultrapassar os 40 graus e, por isso, os meses de julho e agosto devem ser evitados, a não ser que a intenção seja fazer praia.
Típico pátio interior da Andaluzia
Típico pátio interior da Andaluzia

Andaluzia: o que visitar, ver e fazer

Já viajámos várias vezes de carro pela Andaluzia. De todos os lugares que visitámos, eis os nossos preferidos:

Sevilha

Além do importante legado que herdou dos mouros, Sevilha foi o principal porto comercial de Espanha após a descoberta da América. Daí o seu centro histórico estar repleto de palacetes, casas nobres, capelas e igrejas, incluindo várias construções declaradas Património da Humanidade pela UNESCO.

A não perder | A catedral (outrora uma mesquita), a sua torre Giralda (outrora um minarete), o Alcazár Real e o Bairro de Santa Cruz.

Onde dormir em Sevilha

Apartamentos:

Jardins do Alcazár de Sevilha, Andaluzia
Sabia que os Jardins do Alcazár de Sevilha serviram de cenário para os Jardins de Dorne na série “Guerra dos Tronos”?

Carmona

Das casas brancas, levantam-se várias torres: de igrejas, de conventos e de duas fortificações árabes: o Alcazár da Porta de Sevilha, à entrada do centro histórico, e o Alcazár do Rei D. Pedro, no ponto mais alto.

Vista desde o Alcazár da Porta de Sevilha, Carmona
Vista desde o Alcazár da Porta de Sevilha

Córdoba

Declarada Património da Humanidade pela UNESCO, Córdoba foi, em tempos, considerada uma das cidades mais cultas do mundo, onde coabitaram pacificamente cristãos, muçulmanos e judeus.

A não perder | A mesquita-catedral, a judiaria, os banhos árabes, a Praça da Corredera, a ponte romana sobre o rio Guadalquivir, o Alcácer dos Reis Cristãos e os pátios cordobeses.

Onde dormir em Córdoba

Apartamentos:

Andaluzia, o que visitar: Mesquita-Catedral de Córdova
Mesquita-Catedral de Córdova

Úbeda e Baeza

Rodeadas por olivais a perder de vista, Úbeda e Baeza são duas cidades Património Mundial, devido à riqueza dos seus centros históricos, cheios de edifícios renascentistas.

Igreja do Salvador, Úbeda
Igreja do Salvador, Úbeda

Granada

Foi a última cidade da Península Ibérica a ser reconquistada pelos reis católicos. A herança moura é, pois, omnipresente, tendo o seu expoente máximo no Alhambra, construído como fortaleza e palácio real pelos reis da dinastia Nazarí. Declarado Património da Humanidade, é hoje um dos monumentos mais visitados de Espanha. Convém, pois, comprar os bilhetes com antecedência no site oficial: tickets.alhambra-patronato.es.

A não perder | Além do Alhambra, os bairro de Albayzín (também Património Mundial) e Sacramonte.

Onde dormir em Granada – Bairro Albaicín

Apartamentos:

Grupo de turistas orientais a pintar o Alhambra, Granada, Andaluzia
Grupo de turistas orientais a pintar o Alhambra

Serra Nevada e aldeias de La Alpujara

La Alpujara foi o último refúgio dos mouros depois da reconquista de Granada em 1492. É uma região montanhosa, na encosta sul da Serra Nevada, onde sobressaem aldeias de casas brancas sem telhado, como Soportújar, Pampaneira e Trevélez, a fazer lembrar as de Marrocos.

Nas ruelas apertadas e íngremes, há gatos fugidios, fontes de água pura, sardinheiras nas janelas e cortinas de pano a cobrir as portas da entrada.

Onde dormir em La Alpujara

Apartamentos:

Rua em La Apurjarra
Rua em La Apurjarra

Parque Natural Cabo de Gata-Níjar

Dada a sua origem vulcância, é uma das paisagens mais áridas da Europa, onde existem praias míticas, como a Praia dos Mortos, a Praia dos Genoveses e a Praia de Mónsul.

Onde dormir

Igreja das Salinas, Cabo de Gata
Igreja das Salinas, Cabo de Gata

Frigliana

Considerada o “pueblo” mais bonito de Málaga, é uma típica localidade do interior andaluz, com casas caiadas de branco e ruas estreitas e íngremes. Como é pequena, pode-se visitar em pouco mais de uma hora.

Dica | Se tiver tempo, dê um saltinho a Nerja onde foi filmada a lendária série de televisão “Verão Azul”.

Málaga

Málaga é uma cidade cosmopolita com cheiro a mar, que se tem vindo a afirmar como principal pólo da cultura contemporânea no sul de Espanha.

A não perder | A Fundação-Museu Casa Natal de Picasso, a catedral, o Alcazár e o teatro romano.

Estátua da "Paloma Quiromántica", um cumprimento de boas vindas a Málaga
“Paloma Quiromántica”, no centro de Málaga, um cumprimento de boas vindas à cidade

Torcal de Antequera

Trilho de 3 km que percorre uma paisagem natural declarada Património da Humanidade.

Dica | Nas proximidades, ficam os Dólmenes de Antequera, o mais recente Património Mundial em Espanha.

Onde dormir em Antequera

Andaluzia, o que visitar: Torcal de Antequera
Torcal de Antequera

Caminito del Rey

Caminhada de 7,7 km por aquele que até há pouco tempo era considerado o percurso pedestre mais perigoso do mundo.

Andaluzia, o que visitar: Caminito del Rey
Ponte suspensa no Caminito del Rey

Ronda

Localizada rente a um desfiladeiro profundo, é uma povoação que ninguém esquece. O seu monumento mais famoso é a Ponte Nova, mas também vale a pena visitar os vários miradouros, a praça de touros e “callejar” pelas ruas antigas, cheias de palácios senhoriais, praças e uns banhos árabes.

Onde dormir em Ronda

Apartamentos:

Andaluzia, o que visitar: Ronda
Ponte Nova de Ronda

Setenil de las Bodegas

Uma terra onde as casas levam as montanhas às costas.

Casas construídas por baixo das rochas em Setenil
Casas construídas por baixo das rochas em Setenil

Olvera

Como lemos à entrada de Olvera, para visitar este “pueblo blanco” o melhor é “parar o carro fora do centro histórico e calçar as sapatilhas”. No topo da colina por onde sobem as casas, ficam um castelo e uma imponente igreja, símbolos dos poderes dominantes à época medieval.

Onde dormir em Olvera

Zahara de la Sierra

É um dos “pueblos blancos” mais bonitos da Andaluzia, sobretudo à distância, de onde se vêem: um castelo no cimo do rochedo mais alto; o casario branco mais abaixo; uma albufeira no sopé e o Parque Natural da Serra de Grazalema a toda a volta.

Vista da Serra de Grazalema a partir do castelo de Zahara de la Sierra
Vista da Serra de Grazalema desde o castelo de Zahara de la Sierra

Arcos de la Frontera

É considerada uma das povoações mais bonitas de Espanha, não só devido à sua localização vertiginosa no topo de uma rocha vertical, mas também devido à riqueza que guarda: um traçado com alma moura; ruelas íngremes e estreitas; palácios, igrejas e conventos no meio do casario apertado e, no ponto mais alto, uma Praça Maior com laranjeiras a toda a volta, onde se situam o Castelo de Arcos (antigo alcazár árabe), a Igreja de Santa Maria da Assunção e ainda um vertiginoso miradouro para uma planície a perder de vista.

Onde dormir em Arcos de la Frontera

Apartamentos:

Andaluzia, o que visitar: Arcos de la Frontera
Arcos de la Frontera, um dos “pueblos” mais bonitos de Espanha

Gibraltar

A visitar, pela piada de ver o “calhau”, de entrar em território britânico e de se passar de carro pelo meio de uma pista de aviação.

Mesquita em Gibraltar
Mesquita em Gibraltar

Tarifa

Indo a Gibraltar, também vale a pena dar um saltinho à meca dos “kitesurfers”, neste que é o ponto mais a sul da Europa, onde se juntam o mar mediterrâneo e o oceano atlântico.

Ponto onde se juntam o mar mediterrâneo e o oceano atlântico em Tarifa
Tarifa, onde o mar mediterrâneo se junta ao oceano atlântico

Cádis

Situada numa pequena península, a cidade de Cádis está rodeada por água quase na sua totalidade. Se estiverem na dúvida sobre se vale a pena visitá-la, vão por nós: têm de incluir o seu centro histórico nos vossos planos de viagem.

Onde dormir em Cádis

Apartamentos:

Parque Nacional de Doñana

O nosso roteiro termina nesta área natural protegida, declarada Património da Humanidade, onde param muitas aves migratórias.

Na povoação de El Rocío, realiza-se uma das maiores festas de Espanha – a Romaria da Virgen del Rocío – em homenagem à sua adoradíssima virgem.

Onde dormir no Parque Doñana

Apartamentos:

Crianças de Aracena a treinar para carregar um andor na Semana Santa
Crianças de Aracena a treinar para carregar um andor na Semana Santa

Património Mundial na Andaluzia

  • Sevilha
  • Córdoba
  • Úbeda
  • Baeza
  • Granada
  • Torcal de Antequera
  • Dólmenes de Antequera
  • Parque Nacional de Doñana

Andaluzia: mapa com os principais locais a visitar

Andaluzia, mapa do que visitar

Roteiros na Andaluzia (de carro)

Roteiro de 3 dias na Andaluzia

  • Dia 1 | Sevilha
  • Dia 2 | Córdoba
  • Dia 3 | Granada

Roteiro de 7 dias na Andaluzia

  • Dias 1 e 2 | Sevilha
  • Dia 3 | Córdoba
  • Dia 4 | Córdoba (de manhã) > Granada (à tarde)
  • Dia 5 | Granada (de manhã) > Torcal de Antequera (à tarde)
  • Dia 6 | Caminito d’El Rey (de manhã) > Ronda (à tarde)
  • Dia 7 | Arcos de la Frontera (de manhã) > Cádis (à tarde)

Roteiro de 2 semanas na Andaluzia

  • Dia 1 | Sevilha (dia inteiro)
  • Dia 2 | Carmona (de manhã) – Córdoba (à tarde)
  • Dia 3 | Córdoba
  • Dia 4 | Úbeda e Baeza (de manhã) – Granada (à tarde)
  • Dia 5 | Granada
  • Dia 6 | Serra Nevada e aldeias de La Alpujara
  • Dia 7 | Parque Natural Cabo de Gata-Níjar
  • Dia 8 | Friglinana – Málaga – Torcal de Antequera
  • Dia 9 | Caminito del Rey – Ronda
  • Dia 10 | Setenil – Olvera
  • Dia 11 | Zahara de la Sierra – Arcos de la Frontera
  • Dia 12 | Gilbraltar – Tarifa – Cádis
  • Dia 13 | Parque Nacional de Doñana

Notas:

  • Os roteiros sugeridos não incluem os dias de viagem de/ para Portugal;
  • Se for de carro desde Portugal, vale a pena parar em Aracena para comer o delicioso presunto local, que se distingue dos demais, porque praticamente não tem gordura e os porcos são criados ao ar livre. Aracena também é conhecida pela Gruta das Maravilhas.
  • Todos roteiros são bastante preenchidos. Contudo, o número de dias que propomos é meramente indicativo. Caso queira prescindir de alguns locais ou passar mais tempo nalgum deles, poderá fazer estes itinerários em menos ou mais tempo.
Andaluzia, o que visitar

Dicas para conduzir na Andaluzia

  • A maioria das auto-estradas na Andaluzia são gratuitas. Apenas as AP são pagas;
  • Abasteça de combustível em Espanha que é mais barato.

Pratos tradicionais da Andaluzia

Porque “tapear” é uma parte tão importante do quotidiano andaluz e viajar também é provar a gastronomia local, eis alguns dos sabores tradicionais da Andaluzia que poderá experimentar:

  • Gaspacho andaluz | Uma sopa fria à base de tomate;
  • Salmorejo cordobês | Sopa fria e cremosa de vegetais;
  • Ajoblanco | Sopa fria de pão e amêndoas moídas;
  • Trigueros | Espargos selvagens;
  • Gurumelos | Uma espécie de cogumelos selvagens;
  • Callos con garbanzos | Grão de bico com enchidos;
  • Azeitonas “aliñadas” | Azeitonas condimentadas com ervas aromáticas e vários segredos;
  • Pescaíto frito | Peixinhos fritos (nas zonas costeiras);
  • Rabo de Touro
  • Alcachofras

Para acompanhar, sugerimos os Vinhos de Jerez, produzidos em Jerez de La Frontera, onde existem várias “bodegas” (adegas) que se podem visitar.

As típicas azeitonas aliñadas
As típicas azeitonas aliñadas

Outros roteiros de carro em Espanha

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário em baixo e seguir-nos pelo Instagram e Facebook. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem. Boas viagens à solta!

6 Comentários

  1. Carlos Murilo Câmara Ribeiro

    Pretendo fazer o roteiro de uma semana com minha esposa na Andaluzia. Porém, pretendo antes conhecer o interior de Portugal, de carro.
    Sairemos de carro de Lisboa até Albufeira. Talvez seria melhor começarmos o roteiro da Andaluzia por Gibraltar.

  2. Coisa linda eu vou com a minha esposa deixa passar essa pandemia

  3. Amei suas dicas! Nesse roteiro de 21 dias, sua sugestão é que se durma cada noite em uma cidade diferente?

    • Olá Flavia, o roteiro é de 21 locais, não é de 21 dias. Em relação aos lugares para ficar, veja no mapa do artigo onde há mais pontos e as distâncias e escolha assim as bases para ficar.

  4. Muito boas dicas! Irei agora para lá e registrarei tudo no meu blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *