Chegámos à floresta de Sintra e estamos prestes a fazer aquilo a que os japoneses chamam “shinrin-yoku”, o que aliviará o stress que acumulámos dentro de nós e nos fará sentir bem.

“Shinrin-yoku” quer dizer banhos de floresta ou simplesmente estar na presença de árvores e está cientificamente provado que melhora a saúde, nomeadamente: diminui o ritmo cardíaco e a pressão arterial, reduz o stress, reforça o sistema imunitário e aumenta a sensação de bem-estar.

Os banhos de floresta tornaram-se parte do Plano Nacional de Saúde no Japão, onde são considerados terapêuticos. Mas o que é necessário fazer? Uma caminhada como nós ou, então, não fazer nada. Simplesmente estar no meio das árvores, tomar consciência do momento presente e relaxar.

Por isso, já sabe: quando se sentir tenso, procure uma floresta perto de si. Vai ver que se vai sentir melhor. Além disso, no dia-a-dia, poderá regressar mentalmente à paz das árvores sempre que precisar. Porque as viagens muitas vezes também são interiores.

Percursos pedestres em Sintra

Se ficou com curiosidade sobre o “shinrin-yoku” e com vontade de fazer uma caminhada pela floresta, sugerimos-lhe os seguintes trilhos na Serra de Sintra:

PR 6 – Rio da Mula

Extensão: 11,3 km
Tipo de percurso: circular
Ponto de partida e chegada: Barragem do Rio da Mula

PR 10 – Peninha

Extensão: 5,9 km
Tipo de percurso: circular
Ponto de partida e chegada: Largo da Peninha

PR 11 – Capuchos

Extensão: 4,9 km
Tipo de percurso: circular
Ponto de partida e chegada: Largo dos Capuchos

Mais informações em: www.activesintra.com

Caminhada realizada no dia 26 de Agosto de 2017, com uma mochila Ohio, cortesia da Trendhim.

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário ou seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.

3 Comentários

  1. é mesmo disto que estou a precisar… vou agendar um trilho destes para breve. obrigado pela dica!

  2. Olá! Sou brasileiro, moro no interior do Estado de São Paulo. Estou organizando um roteiro para minha viagem a Portugal em junho de 2018 (de 04 a 18/06/18). Na passagem por Sintra, gostaria de ver/visitar o local onde vocês tiraram essas fotos fantásticas! Então, estou curioso: essas fotos foram tiradas em qual dos trilhos sugeridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *