O objetivo deste guia rápido para visitar Tomar não é que visite a cidade rapidamente. O que pretendemos é ajudá-lo a preparar uma visita. Como? Indicando, de forma direta e objetiva, aquilo que, na nossa opinião, não deve perder em Tomar e deixando, ao mesmo tempo, espaço para a sua imaginação e para que faça as suas próprias descobertas quando estiver na cidade.
Antes de mais, um pouco de história
A cidade de Tomar foi fundada pelos Templários, uma irmandade de monges-guerreiros oriundos de França e da Borgonha, que pretendiam não só proteger os peregrinos que se deslocavam a Jerusalém, mas também defender os estados cristãos da Terra Santa, entre os quais o recém-criado reino de Portugal.
Em 1159, tendo ajudado D. Afonso Henriques nas conquistas de Santarém e de Lisboa aos mouros, os Templários receberam do rei um vasto território no centro de Portugal. Foi aí que fundaram o Castelo e a Vila de Tomar, sede da Ordem do Templo no nosso país.
Com vista a pôr fim ao seu poder, a Ordem foi mais tarde perseguida por Filipe IV de França e extinta em 1311 pelo Papa Clemente V. O rei D. Dinis manteve, porém, os cavaleiros-monges em Portugal sob um novo nome: a Ordem de Cristo. O Infante D. Henrique, grande impulsionador dos Descobrimentos portugueses, foi o seu governador e regedor entre 1420 e 1460, tornando-se, em termos práticos, o seu primeiro mestre laico.
O que visitar em Tomar
Na Colina do Castelo
- Castelo de Tomar | Também conhecido como o Castelo dos Templários, é impossível não o ver no ponto mais alto da cidade. Fundado em 1160 e inspirado nas fortificações da Terra Santa, era na época a fortificação mais moderna e avançada do reino.
- Convento de Cristo | Construído dentro das muralhas do castelo, entre os séculos XII e XVII, o Convento de Cristo é o monumento mais conhecido de Tomar, tendo sido eleito Património Mundial em 1983. Inclui alguns dos marcos mais importantes da arquitetura portuguesa, como a Charola (o oratório dos Templários), o claustro de D. João III e a famosa janela manuelina da Sala do Capítulo. Horário e preços no site oficial. Entrada gratuita aos domingos e feriados até às 14h00 para todos os cidadãos residentes em território nacional.
- Mata Nacional dos Sete Montes | É o principal parque da cidade e faz a ligação entre o castelo e o centro histórico. A mata era usada pela Ordem de Cristo como área de cultivo e recolhimento. Gosta de desafios? Tente encontrar um retiro secreto no meio da vegetação frondosa, nomeadamente uma torre que, devido à sua forma cilíndrica, é conhecida como a “Charolinha”. Entrada gratuita.
No Centro Histórico
O centro de Tomar percorre-se facilmente a pé. Nesses passeios, poderá admirar exemplares de arquitectura gótica e renascentista, magníficos edifícios dos séculos XVII e XVIII, assim como belíssimos azulejos nas fachadas.
- Praça da República | É a principal praça de Tomar e uma das mais bonitas de Portugal, aí ficando situadas: a Câmara Municipal (antigos Paços Reais de D. Manuel I), a Igreja de São João Baptista e a estátua de Gualdim Pais, o mestre templário fundador de Tomar.
- Corredoura (Rua Serpa Pinto) | O caminho que outrora os cavaleiros percorriam para chegar ao castelo é hoje a principal rua comercial do centro histórico de Tomar.
- Sinagoga | É a mais antiga de Portugal, albergando atualmente um museu. Não deixe de reparar nas quatro colunas e nos cântaros embutidos nas paredes (sistema de acústica).
- Antiga Judiaria | A Sinagoga encontra-se a meio do antigo bairro hebraico, constituído por ruas estreitas e floridas, perfeitas para passeios à solta.
- Museu dos Fósforos | Situado no Convento de S. Francisco, é para nós o museu mais original de Tomar, aí se conservando mais de 60 mil caixas de fósforos, representando cerca de 127 países. Entrada gratuita.
- Oficina de Olaria e Azulejaria | Situada igualmente no Convento de S. Francisco, mesmo em frente ao Museu dos Fósforos, neste espaço é possível não só comprar peças de olaria, mas também vê-las a ser trabalhadas ao vivo. Entrada gratuita.
- Igreja de Santa Maria do Olival | Igreja gótica do séc. XIII, foi não só o Panteão dos Templários, aí se encontrando o túmulo de Gualdim Pais, mas também a matriz de todas as igrejas dos Descobrimentos. Entrada gratuita.
- Ponte Velha (Ponte D. Manuel I) | Construída sobre o rio Nabão, é um dos símbolos de Tomar.
- Roda do Nabão | Esta roda de madeira, a única que restou das que costumavam aproveitar a força das águas do rio Nabão para a rega, é hoje muito acarinhada pelos tomarenses. Situa-se na entrada do Parque do Mouchão, no centro da cidade.
A 3 km do centro histórico
Aqueduto dos Pegões | Construído no reinado de Filipe I para abastecer o Convento de Cristo, tem cerca de 6 km de extensão e 180 arcos, estando classificado como Monumento Nacional. Entrada gratuita.
Como nos deslocámos em Tomar
Tomar visita-se facilmente a pé e foi o que fizemos quer no centro histórico quer na colina do castelo.
Já ao Aqueduto dos Pegões, fomos de carro. Também poderá ir de tuk tuk, a partir da Praça da República.
Onde (gostámos de) dormir em Tomar
Flattered to be in Tomar | Foi maravilhoso ficar alojado num destes apartamentos em Tomar. Em primeiro lugar, porque se situam no centro da cidade e facilmente chegámos a pé a todos os monumentos que referimos anteriormente. Em segundo lugar, porque são apartamentos antigos – de finais da década de 1940 – que foram reabilitados e salvos da ruína. Em vez da impessoalidade dos hotéis, foi como se comungássemos da alma da cidade. Em terceiro lugar, porque é tudo bonito no seu interior: desde os elementos originais às peças de design contemporâneo e vintage que decoram os espaços. Finalmente, por causa dos pormenores: as cores, as flores e os folhetos de Tomar em cima da mesa, a garrafa de vinho do Porto a dar-nos as boas-vindas, o pequeno-almoço entregue numa ceira de palha. É como se tudo tivesse sido preparado para que nos sentíssemos em casa de amigos, o mais comodamente possível.
O pequeno-almoço está disponível, mediante pedido prévio. Em alternativa, poderá fazer uso da moderna kitchenette do apartamento. Também há restaurantes, cafés e até mesmo um mercado a uma curta caminhada.
Onde comer em Tomar
Ora veja os restaurantes que as pessoas da terra nos recomendaram:
- Casa Matreno | Esta taberna, convertida em restaurante, é um clássico de Tomar. Especialidades: gastronomia regional, com destaque para as “burras” (bochechas de porco). Localização: centro histórico.
- Restaurante/Cervejaria do Fernando | Pratos diários, bons e baratos. Localização: centro histórico.
- A Lúria | Restaurante familiar situado a 10 km do centro de Tomar, exímio na cozinha tradicional portuguesa.
Principais eventos em Tomar
- Festa dos Tabuleiros (de 4 em 4 anos, em Julho) | Desfile de mulheres envergando bonitos trajes típicos e levando tabuleiros gigantescos sobre a cabeça, ornamentados de pão, espigas e flores.
- Festival Bons Sons (Agosto) | Festival de música portuguesa, na aldeia de Cem Soldos.
- Festival de Estátuas Vivas de Tomar (Setembro)
- Mercado com pequenos agricultores da região (5 de Outubro, na Praça da República)
- Cortejo dos Templários (Outubro)
O que visitar perto de Tomar
Um dia é suficiente para visitar a cidade. Se tiver mais tempo disponível, poderá ir aos seguintes locais nas proximidades:
- Praia Fluvial do Agroal (a 15 km)
- Museu Nacional Ferroviário (a 22 km)
- Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros (a 24 km)
- Castelo de Almourol (a 31 km)
- Aldeia de Dornes (a 31 km)
- Santuário de Fátima (a 36 km)
Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário e seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.
Boas viagens à solta!
Gostei muito deste roteiro
Grata pela partilha da informação
Excelentes recomendações, como sempre.
Finalmente um guia na minha cidade-natal. Não faria melhor. Obrigado pela visita 🙂
Obrigada, Gabriel, não só pelo teu elogio (que para nós tem muito valor), mas também pelas dicas! Beijinhos
J habite près de tomar, votre présentation de cette ville est très belle. Merci
Merci, Catherine!
Muito obrigada pela simples e valiosa informação.
Cara Paula, muito obrigada pelo feedback. É sempre importante para nós! Beijinhos
Obrigada pela vossa valiosa informação, pretendo visitar Tomar e o que li foi uma ajuda preciosa. Gostava de fazer desde Tomar, Ferreira de Zêzere aí apanhar um barco visitar Dornes e algumas praias fluviais dessa zona disseram-me que eram as mais bonitas do país. Pode-me informar se tem alguma viagem assim? Obrigada desde já.
Olá Cremilda, ainda bem que o nosso artigo ajudou. Já quanto à sua questão, lamento mas não a sei ajudar. Beijinhos e boas viagens!
Parabéns pelo álbum de fotografias e dicas a visitar Tomar . Excelente. Ajuda importante para quem pretende visitar esta Cidade Jardim (que já foi mais !!) e os conselhos e a bela resumida descrição texto. Haja sangue novo para esta terra.
Parabéns pelo v/ trabalho. Excelente ajuda para quem pretende conhecer a cidade e a região.
Muito obrigada!