Anda à procura do que visitar em Tomar e arredores ou apenas a tentar descobrir se é uma cidade que gostaria de conhecer em Portugal? Então este guia de viagem é para si.
Apesar de lhe termos chamado “rápido”, o objectivo deste guia não é que visite Tomar rapidamente, mas ajudá-lo a preparar uma visita. Como? Indicando, de forma resumida, aquilo que, na nossa opinião, não deve perder em Tomar e deixando espaço para a sua imaginação e para que faça as suas próprias descobertas quando estiver na cidade.
Eis o que poderá encontrar neste guia:
- Um pouco de história sobre Tomar
- Tomar: o que visitar
- Como se deslocar em Tomar
- Mapa com os principais pontos de interesse de Tomar
- Coisas imperdíveis para fazer em Tomar
- O que visitar nos arredores de Tomar
- Onde (gostámos de) dormir em Tomar
- Restaurantes em Tomar
- Festa dos Tabuleiros e outros eventos em Tomar
- Como chegar a Tomar
Antes de mais, um pouco de história sobre Tomar
A cidade de Tomar foi fundada, no século XII, pelos Templários, uma irmandade de monges-guerreiros oriundos de França e da Borgonha, que pretendiam não só proteger os peregrinos que se deslocavam a Jerusalém, mas também defender os estados cristãos da Terra Santa, entre os quais o recém-criado reino de Portugal.
Em 1159, tendo ajudado D. Afonso Henriques nas conquistas de Santarém e de Lisboa aos mouros, os Templários receberam do rei um vasto território no centro de Portugal. Foi aí que fundaram o Castelo e a Vila de Tomar, sede da Ordem do Templo no nosso país.
Com vista a pôr fim ao seu poder, a Ordem foi mais tarde perseguida por Filipe IV de França e extinta em 1311 pelo Papa Clemente V. O rei D. Dinis manteve, porém, os cavaleiros-monges em Portugal sob um novo nome: a Ordem de Cristo. O Infante D. Henrique, grande impulsionador dos Descobrimentos portugueses, foi o seu governador e regedor entre 1420 e 1460, tornando-se, em termos práticos, o seu primeiro mestre laico.
Tomar: o que visitar
Tomar fica no centro de Portugal e visita-se facilmente a pé num dia.
Eis os principais locais a visitar na cidade:
NA COLINA DO CASTELO
Castelo de Tomar
Também conhecido como o Castelo dos Templários, é impossível não o ver no ponto mais alto da cidade. Fundado em 1160 e inspirado nas fortificações da Terra Santa, era na época a fortificação mais moderna e avançada do reino.
Convento de Cristo (Património Mundial)
Construído dentro das muralhas do castelo, entre os séculos XII e XVII, o Convento de Cristo é o monumento mais conhecido de Tomar, tendo sido considerado Património Mundial pela UNESCO em 1983. Inclui alguns dos marcos mais importantes da arquitetura portuguesa, como a Charola (o oratório dos Templários), o claustro de D. João III e a famosa janela manuelina da Sala do Capítulo.
Horário e preços no site oficial: www.conventocristo.gov.pt. Entrada gratuita aos domingos e feriados até às 14h00 para todos os cidadãos residentes em território nacional.
Mata Nacional dos Sete Montes
A Mata Nacional dos Sete Montes, também designada como Cerca do Convento de Cristo, é o principal parque de Tomar. Usada outrora pela Ordem de Cristo como área de cultivo e recolhimento, faz a ligação entre o castelo e o centro histórico.
Gosta de desafios? Tente encontrar um retiro secreto no meio da vegetação frondosa, nomeadamente uma torre que, devido à sua forma cilíndrica, é conhecida como a “Charolinha”.
Entrada livre.
NO CENTRO DE TOMAR
Praça da República
O centro de Tomar percorre-se facilmente a pé. Nesses passeios, poderá admirar exemplares de arquitectura gótica e renascentista, edifícios dos séculos XVII e XVIII e belíssimos azulejos nas fachadas.
A Praça da República é a principal praça de Tomar e uma das mais bonitas de Portugal, aí ficando situadas:
- Câmara Municipal (antigos Paços Reais de D. Manuel I);
- Estátua de Gualdim Pais, o mestre templário fundador de Tomar;
- Igreja de São João Baptista.
Igreja de São João Baptista
A Igreja Matriz de São João Baptista é um templo de estilo gótico tardio, construído por ordem de D. Manuel I. Foi concluída no início do século XVI. Entrada livre.
Corredoura (Rua Serpa Pinto)
O caminho que outrora os cavaleiros percorriam para chegar ao castelo é hoje a principal rua comercial do centro histórico de Tomar.
Sinagoga de Tomar
É a mais antiga de Portugal, albergando atualmente um museu. Não deixe de reparar nas quatro colunas e nos cântaros embutidos nas paredes (sistema de acústica). Entrada livre.
Antiga Judiaria de Tomar
A Sinagoga encontra-se a meio do antigo bairro hebraico, constituído por ruas estreitas e floridas, perfeitas para passeios à solta.
Convento de São Francisco
No interior deste convento, fundado por frades franciscanos no século XVII, pode visitar-se o seguinte:
- Igreja do Convento de São Francisco
- Museu dos Fósforos
- Oficina de Olaria e Azulejaria
Igreja do Convento de São Francisco
Destaque para a primeira capela ao lado do Evangelho onde sobressai a imagem de Santa Iria, padroeira da cidade de Tomar. Entrada livre.
Museu dos Fósforos
Localizado no Convento de São Francisco, é para nós o museu mais original de Tomar, aí se conservando mais de 60 mil caixas de fósforos, representando cerca de 127 países. Entrada livre.
Oficina de Olaria e Azulejaria
Situada igualmente no Convento de S. Francisco, mesmo em frente ao Museu dos Fósforos, neste espaço é possível não só comprar peças de olaria, mas também vê-las a ser trabalhadas ao vivo. Entrada livre.
Igreja de Santa Maria do Olival
Igreja gótica do séc. XIII, foi não só o Panteão dos Templários, aí se encontrando o túmulo de Gualdim Pais, mas também a matriz de todas as igrejas dos Descobrimentos. Entrada livre.
Ponte Velha (Ponte D. Manuel I)
Construída sobre o rio Nabão, é um dos símbolos da cidade de Tomar.
Levada de Tomar
Perto da Ponte Velha, encontra-se a Levada de Tomar onde podemos ver os edifícios dos lagares e moinhos que, desde o tempo dos Templários, trabalhavam com a força do Rio Nabão. É também aí que se situa a antiga Central Elétrica (facilmente identificável pela alta chaminé de tijolo), recentemente transformada em museu. Aliás, toda esta área tem vindo a ser recuperada arquitetonicamente, com vista à criação do futuro Centro Cultural da Levada de Tomar.
Roda do Nabão
Esta roda de madeira, a única que restou das que costumavam aproveitar a força das águas do rio Nabão para a rega, é hoje muito acarinhada pelos tomarenses. Situa-se na entrada do Parque do Mouchão, no centro da cidade.
Aqueduto dos Pegões (a 3 km do centro de Tomar)
Construído no reinado de Filipe I para abastecer o Convento de Cristo de água, o Aqueduto dos Pegões Altos tem cerca de 6 km de extensão e 30 metros de altura, estando classificado como Monumento Nacional. Entrada livre.
Como se deslocar em Tomar
Tomar visita-se facilmente a pé e foi o que fizemos quer no centro histórico quer na colina do castelo.
Já ao Aqueduto dos Pegões, fomos de carro. Também poderá ir de tuk tuk, a partir da Praça da República.
Mapa com os principais pontos de interesse de Tomar
Coisas imperdíveis para fazer em Tomar
Na nossa opinião, estas são as coisas que tem mesmo de fazer em Tomar:
- Visitar o Convento de Cristo, Património Mundial da UNESCO;
- Passear pela Mata dos Sete Montes;
- Calcorrear a antiga judiaria;
- Surpreender-se no Museu dos Fósforos;
- Provar a gastronomia típica da região (couves à D. Prior, lampreia, sável, bacalhau, cabrito, dobrada, cabidelas, morcelas de arroz, coelho na abóbora e feijoada de caracóis);
- Deliciar-se com a doçaria local (como as “Fatias de Tomar” e os “Beija-me Depressa”, estes últimos à venda na Pastelaria Estrela);
- Visitar a cidade no ano da Festa dos Tabuleiros (a próxima é em 2023);
- Subir ao Aqueduto dos Pegões.
O que visitar nos arredores de Tomar
Um dia é suficiente para visitar a cidade. Se tiver mais tempo disponível, poderá ir aos seguintes locais, para nós os mais interessantes perto de Tomar:
- Praia Fluvial do Agroal (a 15 km);
- Museu Nacional Ferroviário (a 22 km);
- Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros (a 24 km);
- Castelo de Almourol (a 31 km);
- Aldeia de Dornes (a 31 km);
- Santuário de Fátima (a 36 km).
Onde (gostámos de) dormir em Tomar
Flattered to be in Tomar | Foi maravilhoso ficar alojado num destes apartamentos em Tomar. Em primeiro lugar, porque se situam no centro da cidade e facilmente chegámos a pé a todos os monumentos que referimos anteriormente. Em segundo lugar, porque são apartamentos antigos – de finais da década de 1940 – que foram reabilitados e salvos da ruína. Em vez da impessoalidade dos hotéis, foi como se comungássemos da alma da cidade. Em terceiro lugar, porque é tudo bonito no seu interior: desde os elementos originais às peças de design contemporâneo e vintage que decoram os espaços. Finalmente, por causa dos pormenores: as cores, as flores e os folhetos de Tomar em cima da mesa, a garrafa de vinho do Porto a dar-nos as boas-vindas, o pequeno-almoço entregue numa ceira de palha. É como se tudo tivesse sido preparado para que nos sentíssemos em casa de amigos, o mais comodamente possível.
O pequeno-almoço está disponível, mediante pedido prévio. Em alternativa, poderá fazer uso da moderna kitchenette do apartamento.
Também há restaurantes, cafés e até mesmo um mercado a uma curta caminhada.
Restaurantes em Tomar
Ora veja os restaurantes que as pessoas da terra nos recomendaram:
- Insensato | Um café-livraria, aberto em plena pandemia por um grande amante de viagens e livros, Gabriel Soeiro Mendes, e a sua esposa, Selma. Situado no centro histórico, destaca-se pelo bom ambiente e pela oferta saudável e criativa, incluindo panquecas, tostas, sumos naturais, bolos caseiros e outras refeições ligeiras;
- Casa Matreno | Esta taberna, convertida em restaurante, é um clássico de Tomar. Especialidades: gastronomia regional, com destaque para as “burras” (bochechas de porco). Localização: centro histórico;
- Restaurante/Cervejaria do Fernando | Pratos diários, bons e baratos. Localização: centro histórico;
- A Lúria | Restaurante familiar situado a 10 km do centro de Tomar, exímio na cozinha tradicional portuguesa.
Festa dos Tabuleiros e outros eventos em Tomar
- Festa dos Tabuleiros | É o principal evento de Tomar e realiza-se de 4 em 4 anos (a próxima festa está agendada para julho de 2023). O ponto alto é o grande Cortejo dos Tabuleiros, durante o qual as mulheres envergam bonitos trajes típicos e levam tabuleiros gigantescos sobre a cabeça, ornamentados de pão, espigas e flores;
- Festival Bons Sons (Agosto) | Festival de música portuguesa, na aldeia de Cem Soldos;
- Festa Templária e cortejo templário noturno pelas ruas da cidade (Julho);
- Festival de Estátuas Vivas de Tomar (Setembro);
- Mercado com pequenos agricultores da região (5 de Outubro, na Praça da República).
Como chegar a Tomar
De carro
- Distância de Coimbra: 80 km (~50 minutos);
- Distância de Lisboa: 140 km (~1h30);
- Distância do Porto: 200 km (~2h).
De comboio
Horários e preços no site da CP – Comboios de Portugal.
De autocarro
Horários e preços no site da Rede Expressos.
Outros artigos do Centro de Portugal
Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário em baixo e seguir-nos através do Instagram e Facebook. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem. Boas viagens à solta!
Gostei muito deste roteiro
Grata pela partilha da informação
Muito esclarecedor.
Ótimo p quem vai à primeira vez.
Excelentes recomendações, como sempre.
Gostei muito deste guia, amanhã vou pô-lo em prática, Grata por todas as preciosas informações.
Finalmente um guia na minha cidade-natal. Não faria melhor. Obrigado pela visita 🙂
Obrigada, Gabriel, não só pelo teu elogio (que para nós tem muito valor), mas também pelas dicas! Beijinhos
J habite près de tomar, votre présentation de cette ville est très belle. Merci
Merci, Catherine!
Muito obrigada pela simples e valiosa informação.
Cara Paula, muito obrigada pelo feedback. É sempre importante para nós! Beijinhos
Obrigada pela vossa valiosa informação, pretendo visitar Tomar e o que li foi uma ajuda preciosa. Gostava de fazer desde Tomar, Ferreira de Zêzere aí apanhar um barco visitar Dornes e algumas praias fluviais dessa zona disseram-me que eram as mais bonitas do país. Pode-me informar se tem alguma viagem assim? Obrigada desde já.
Olá Cremilda, ainda bem que o nosso artigo ajudou. Já quanto à sua questão, lamento mas não a sei ajudar. Beijinhos e boas viagens!
Parabéns pelo álbum de fotografias e dicas a visitar Tomar . Excelente. Ajuda importante para quem pretende visitar esta Cidade Jardim (que já foi mais !!) e os conselhos e a bela resumida descrição texto. Haja sangue novo para esta terra.
Parabéns pelo v/ trabalho. Excelente ajuda para quem pretende conhecer a cidade e a região.
Muito obrigada!
Perfeito e muito organizado, tudo que estava precisando. Muito obrigada! Virei fã do site.
Gostei muito! Obrigada
Grande artigo. Muito bem escrito. Pesquisei “o que visitar em tomar” e o redultado foi perfeito. Parabéns.
Obrigado pela partilha. Serve-me para programar uma visitinha rápida a Tomar.