Vamos ver Lisboa do rio Tejo, que há um barco amarelo (Yellow Boat) que faz a ligação entre o Terreiro do Paço e Belém, mostrando-nos alguns dos principais monumentos da cidade.
Podemos apanhar o barco quer no Terreiro do Paço (Praça do Comércio) quer em Belém e entrar e sair quantas vezes quisermos durante 24 horas. Vale a mesma lógica “hop on/hop off” utilizada nos autocarros panorâmicos operados pela Carristur (aqueles com dois andares que dão a volta à cidade).
Quem visitar a Baixa de Lisboa pode, assim, apanhar o barco até Belém e visitar o Museu dos Coches, o Mosteiro dos Jerónimos, o CCB, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o MAAT. No final, pode ainda comer uns pastéis de Belém e, no fim, regressar de barco ao Terreiro do Paço.
Em alternativa, também é possível começar o passeio na Estação Fluvial de Belém, que foi o que nós fizemos.
Subimos para o convés onde nos sentámos com o cabelo ao vento. Daí ganhámos uma perspetiva diferente da cidade e, como os problemas, parece que a vimos mais claramente ao longe. Além disso, de barco não nos cansamos e não há trânsito para vencer.
De Belém, o Yellow Boat rumou à Baixa de Lisboa junto à margem, onde tivemos oportunidade de ver (a partir do rio e como nunca tínhamos visto) o Museu da Eletricidade e o MAAT até passarmos por baixo da Ponte 25 de Abril – uma visão que nos impressionou. Depois veio o Cais do Sodré e chegámos à belíssima Praça do Comércio, com o Castelo de São Jorge lá no cimo da colina. No regresso, o Yellow Boat desviou o curso até Cacilhas na margem sul, passou perto do Cristo Rei e, antes de voltarmos à Estação Fluvial de Belém, ainda navegou até ao Padrão dos Descobrimentos e à Torre de Belém. Isto tudo durante 1h30 e acompanhado por breves explicações sobre cada um dos monumentos.
Como sabe bem ser turista – nem que seja por um dia e na nossa própria cidade!
Guia prático sobre o Yellow Boat River Tour
Horários e preços atualizados
Compra de bilhete
Poderá adquirir o bilhete tanto na Praça do Comércio como na Estação Fluvial de Belém e ainda a bordo do Yellow Boat.
Os bilhetes são válidos por 24 horas (após a validação)
Bolsa fotográfica
A bolsa da Sofia é uma Blackforest. Na verdade, foi oferecida ao Paulo, o fotógrafo do “Viagens à Solta”, mas a Sofia gostou tanto dela que a quis usar. Inteiramente feita à mão com produtos de qualidade e com divisórias para a câmara e algumas lentes, é ideal para passeios citadinos como este. Dá inclusive para levar um tablet (ou pequeno laptop), um telemóvel e um porta-moedas. Tudo bem aconchegado e cheio de estilo.
Mais artigos sobre Lisboa:
- Roteiro para visitar Lisboa por quem lá mora (1 dia)
- Guia Rápido para Visitar o Parque Florestal de Monsanto
- Volta do Planalto, o nosso trilho preferido no Parque Florestal de Monsanto
- Fotos para o inspirar a visitar o Palácio dos Marqueses de Fronteira
- Sobrevoando Lisboa de helicóptero
- Estufa Fria, a nossa pequena selva em Lisboa
- O novo Museu dos Coches em fotos
Que giro e que vontade com que fiquei de fazer esse passeio 🙂 Beijinhos*
Maravilhoso
Que ótima idéia, não sabia deste barco!
Oi Paulo e Sofia,
O meu email encontra-se retificado. Esse é o correto.
Lisboa está em meu coração e na alma. Estive aí em 2012 para um Congresso e a vontade de voltar é muita. Parabéns pelas imagens.
Abraços,
Regina
Sofia,
Desculpe mas será que me pode ajudar com uma dúvida que ainda não consegui esclarecer? o barco chega a parar em Cacilhas de modo a sair-mos, ou somente se aproxima sem atracar?
Obrigada 🙂
Olá! Em tempos, o barco já parou em Cacilhas, mas agora aproxima-se apenas dessa zona sem parar.