De Troia a Odeceixe, eis os locais que, na nossa opinião, não deve perder na Costa Alentejana, incluindo as nossas praias, localidades, trilhos, alojamentos e restaurantes preferidos.

Claro que há muito mais para ver e fazer no litoral alentejano, mas isso fica para cada um descobrir por si. Afinal, viajar não é seguir listas de outros viajantes, mas partir à aventura, procurar lugares novos, deixar-se surpreender, conhecer outras pessoas, viver o presente, sentir emoções, e isso ninguém pode fazer por si.

Que este artigo seja, pois, apenas um ponto de partida para as suas próprias viagens à solta.

Costa Alentejana: o que visitar e melhores praias

1. Troia

Situada em frente à cidade de Setúbal, esta estreita península com 18 km de praia faz a separação entre o mar e o Estuário do Sado. É um verdadeiro paraíso para quem preza não só areais a perder de vista e águas cristalinas, mas também excelência paisagística e ambiental. Se fizer a travessia de barco desde Setúbal, é muito provável que aviste golfinhos. 

Saiba como ir e o que fazer em Troia.

Onde dormir:

Troia

2. Aldeia da Comporta

Um misto de antiga aldeia de pescadores, lojas “hippie-chic” e local de eleição do “jet set”, é uma povoação que se manteve propositadamente pouco desenvolvida, onde gostamos de parar para comer uns petiscos.

Melhores alojamentos da Comporta

Quinta da Comporta
Foto: Quinta da Comporta

3. Cais Palafítico da Carrasqueira

Cais com estacas e passadiços rústicos de madeira, construído por pescadores para facilitar o acesso aos barcos durante a maré baixa. Além de fotogénico, assistir aqui ao pôr-do-sol é uma experiência inesquecível, mas cuidado com as melgas! 

Cais palafítico da Carrasqueira

4. Praia dos Brejos

Apesar de gostarmos muito das praias da Comporta (Comporta, Carvalhal e Pego), no verão as filas de trânsito e o estacionamento são um inferno. Por isso, foi uma alegria descobrirmos esta praia selvagem e praticamente deserta, entre as praias da Comporta e do Carvalhal. Saiba mais.

Praia dos Brejos

5. Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha

Estendendo-se ao longo de 16 km, esta área natural protegida integra 3 praias: a Praia da Costa de Santo André, Monte Velho e Fonte do Cortiço. Há ainda 5 trilhos assinalados para os amantes da natureza e de caminhadas. Saiba mais.

Onde dormir:

Lagoa de santo andré

6. Praia da Samoqueira

A estrada entre Sines e Porto Covo (EM554) é uma das mais bonitas de Portugal, seguindo paralelamente ao mar, junto a falésias escarpadas que escondem pequenas praias. A Praia da Samoqueira é uma dessas praias, onde se podem admirar magníficos rochedos esculpidos pelo mar.

Praia da Samoqueira na Costa Alentejana

7. Porto Covo

Pequena vila de casinhas brancas, eternizada numa música de Rui Veloso.

Onde dormir:

Onde gostámos de comer | Restaurante Zé Inácio. Especialidade: peixe fresco.

Porto Covo

8. Praia da Ilha do Pessegueiro

A ilha abandonada avista-se de Porto Covo, mas se a quiser ver mais de perto, o melhor é dirigir-se à Praia da Ilha do Pessegueiro, a cerca de 4,5 km de distância.

Onde dormir:

O Monte da Bemposta é uma quinta à distância de um curto passeio a pé da Praia da Ilha do Pessegueiro, onde não faltam animais, horta e jardins. De arquitetura alentejana, todas as casas têm um pequeno terraço com vista total ou parcial para o mar.

Ilha do Pessegueiro na Costa Alentejana

9. Vila Nova de Milfontes e Praia das Furnas

Pequena povoação cujas praias se situam na foz do Rio Mira, entre as quais a Praia das Furnas, vencedora das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Praias de Rios. Não perca também as invulgares formações rochosas da Praia do Farol.

Onde dormir:

Onde gostámos de comer:

  • Alento | Especialidades: cozinha alentejana com um twist muito próprio.
  • Tasca do Celso | Especialidades alentejanas, carnes e peixes grelhados.
  • A Mercearia | Especialidades: gastronomia regional.
  • 18 e Piques | Café no centro de Vila Nova de Milfontes onde poderá tomar o pequeno-almoço, lanchar ou comer refeições leves e saudáveis.
  • Oásis (na Praia das Furnas) | Especialidades: cataplanas e pratos de arroz, como o de polvo.
Praia do Farol, Vila Nova de Milfontes

10. Trilho “Dunas do Almograve”

Percurso pedestre integrado na Rota Vicentina (8,5 km, circular), passando por praias quase selvagens como a Praia do Brejo Largo e a Praia da Foz dos Ouriços.

Onde dormir:

Onde gostámos de comer: 

  • O Lavrador (em Almograve) | Especialidade: peixe grelhado.
  • O Josué (na Longueira) | Especialidade: sargo grelhado.
Dunas do Almograve na Costa Alentejana

11. Cabo Sardão

As vistas sobre as arribas onde algumas cegonhas nidificam (um caso único na Europa) são impressionantes.

Cegonha no Cabo Sardão

12. Porto da Entrada da Barca

Pequeno porto de pesca artesanal, encaixado entre falésias, na freguesia da Zambujeira do Mar.

Onde gostámos de comer | O Sacas. Especialidades: feijoada de búzios, filetes de peixe aranha e peixes grelhados.

Porto da Entrada da Barca na Costa Alentejana

13. Zambujeira do Mar

Uma bonita vila piscatória cuja praia venceu as 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Praias Urbanas.

Onde dormir:

  • Herdade do Touril é um dos melhores turismos rurais da Costa Alentejana, ideal para quem gosta tanto de campo como de mar.
  • A guesthouse Breathe In fica logo à entrada da Zambujeira do Mar, logo perto de tudo, incluindo restaurantes, comércio local, supermercados e praias. É constituída por 4 quartos duplos e é ideal para quem procura um espaço acolhedor e familiar.
  • O Azul é um dos alojamentos mais recentes da região. Dispõe de 8 quartos duplos ou twin e também fica mesmo na Zambujeira do Mar, muito perto da praia.
  • Outros alojamentos na Zambujeira do Mar
Zambujeira do Mar na Costa Alentejana

15. Praia da Amália

Praia rodeada por arribas, aonde só se chega a pé por um trilho misterioso de vegetação intensa. O acesso faz-se junto à casa de férias da famosa fadista e está bem assinalado.

Onde gostámos de comer | Restaurante Azenha do Mar (em Azenha). Especialidade: mariscos e peixe fresco.

Onde dormir:

  • Teima | Considerado o melhor alojamento em espaço rural de Portugal em 2017, este refúgio de paz resulta da recuperação de um monte alentejano abandonado, onde os animais estão sempre presentes. Dispõe de 7 quartos duplos e 2 suites decorados com luxo e conforto.
  • Craveiral Farmhouse | Quinta composta por 38 casas decoradas com charme alentejano, simplicidade e originalidade, onde se destacam duas maravilhosas piscinas, interior e exterior.
Praia da Amália na Costa Alentejana

14. Trilho entre a Praia do Carvalhal e Odeceixe

Mais um trilho integrado na Rota Vicentina (13 km, linear), com vistas magníficas sobre a orla costeira, praias quase selvagens e o oceano.

Odeceixe

A seguir a Odeceixe, já no Algarve, poderá continuar viagem até ao Burgau, ao longo da Costa Vicentina.

Boas viagens à solta!

Mapa com o que visitar na Costa Alentejana

Clique no botão “play” para visualizar o mapa.

Estes são os locais que mais gostámos de visitar na Costa Alentejana. Quais é que já visitou? Acrescentaria mais algum?

3 Comentários

  1. Olá! Para quem pretende conhecer estes locais sem estar sempre a mudar de alojamento, onde aconselham a ficar e quantos dias? Obrigada

    • Olá Rita, poderá, por exemplo, ficar alojada em Sines e Zambujeira do Mar e a partir daí visitar os outros lugares. Quanto ao número de dias, depende do que quiser fazer. Quer conhecer apenas os sítios ou também fazer praia e os percursos pedestres?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.