Évora é uma das cidades de que mais gosto em Portugal, porque está cheia de memórias boas. Quando era criança, era sempre aí que a minha família parava durante meia-dúzia de dias, a caminho do Algarve. São memórias de verão, de roupas frescas, de um tempo sem preocupações, de brincadeiras com o meu irmão, de passeios com os meus pais por baixo das arcadas que conduzem à Praça do Giraldo, dos meus pais ainda novos e felizes por estarmos todos juntos.
Nessa altura, tive a sorte de ficar alojada num antigo convento e lembro-me perfeitamente dos tempos que aí passei, dos claustros por onde corria, dos quartos onde dormiram monges, da bela sala de jantar com tetos em forma de abóboda e da grandiosa sala de estar onde descansávamos dos passeios pela cidade.
Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa
Hoje ainda existe um hotel assim em Évora. Não é o convento onde eu costumava ficar, mas tenho a certeza de que o Convento do Espinheiro ficará, de igual forma, gravado na memória de quem aí pernoitar.
O hotel inclui duas áreas históricas classificadas como Monumento Nacional: a Igreja de Nossa Senhora do Espinheiro e a Capela Garcia de Resende. Tem claustros, grandes salas de estar e quartos dignos dos reis portugueses que o frequentaram.
Além disso, há um spa, uma piscina interior, uma piscina exterior no meio de olivais, um laranjal, coelhos-bravos à solta e oito hectares para passear. Imagina só as memórias que podes trazer de um sítio assim!
Mais do que uma mera estadia
Não te vou contar a história deste convento do séc. XV, porque há uma visita guiada incluída na estadia. Incluída no preço está também uma prova de vinhos na antiga cisterna dos monges.
Aos fins-de-semana, o hotel costuma ainda preparar uma surpresa para os hóspedes. A nossa foi uma observação de estrelas no jardim, depois do jantar no restaurante Divinus.
Restaurante Divinus
Situado na antiga adega do convento, este restaurante é o principal dos dois que existem no hotel (também há um italiano que fará as delícias dos mais novos).
Para nós, a refeição que fizemos no Divinus foi uma experiência inesquecível, tanto pelo ambiente como pela comida, que nos surpreendeu do princípio ao fim.
Viver a vida
Por tudo isto te digo: se puderes, vai ao Convento do Espinheiro, localizado às portas de Évora, cidade Património Mundial e uma das mais bonitas de Portugal. Os dias que passas em casa a olhar para ecrãs são como se não existissem, porque não te lembras deles. No entanto, o tempo continua a passar e tu a envelhecer com ele.
Vai com a tua família, com a pessoa que amas ou sozinho. Vai de qualquer forma porque, nesses momentos, poderás ser tu próprio e fazer o que quiseres. Já basta os dias em que tens de trabalhar e não és realmente livre. Vai e traz memórias boas que darão sentido aos dias menos bons que nos esperam a todos. Afinal, já a capela mais famosa de Évora nos lembra que há ossos à espera dos nossos.
Reservar Convento do Espinheiro
Mais artigos do distrito/região de Évora:
- Guia rápido para visitar Évora
- Ficas tão bonita a pedalar: nós na Ecopista do Ramal de Mora
- Fotos para o inspirar a visitar Monsaraz
- O prazer da vida em São Lourenço do Barrocal
- Haverá festas no Alentejo mais bonitas do que estas? [fotogaleria]
Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário em baixo e seguir-nos através do Instagram e Facebook. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem. Boas viagens à solta!
Muito interessante !
Obrigada!
No Alentejo e tudo bom seja aquilo que for