Chegámos a uma herdade de 780 hectares, com vinhas, sobreiros e oliveiras centenárias espalhados pelo montado. Estamos em S. Lourenço do Barrocal, no Alentejo, de onde se avista Monsaraz, uma das aldeias mais bonitas de Portugal.
Por aqui já pararam tribos do neolítico e já existiu um monte (aldeia agrícola) onde, no séc. XIX, viveram 50 famílias. Nessa altura, havia uma pequena capela, uma sala de aulas e uma praça de touros e, além da criação de gado, produziam-se cereais, legumes e vinho.
Hoje, há um “hotel de luxo despretencioso”, ideal para quem quer fugir da confusão da cidade, descansar e apreciar os pequenos prazeres da vida.
No Barrocal, o luxo é sinónimo de simplicidade e bom gosto, tanto nos espaços exteriores como interiores. Sentimos que estamos no campo, num lugar não só com história e tradição, mas também com o conforto da vida moderna. No nosso quarto, por exemplo, todo o mobiliário é de pinho, de linhas contemporâneas e minimalistas, mas existem mantas dentro de malas antigas, a lembrar-nos o passado e o aconchego intemporal de sair para a noite embrulhado num cobertor quentinho. No bar e no restaurante, há fotografias de antigamente e, neste último, a ocupar toda uma parede, uma coleção original de relíquias da herdade.
Ficámos surpreendidos com o tamanho dos quartos, cada um um terraço particular, onde nos sentámos para relaxar, apreciar o ar puro, ouvir os grilos e ver as estrelas. À tarde, demos um mergulho na piscina desenhada por Souto Moura, localizada na antiga horta, hoje o laranjal, onde o elemento que mais se destaca é uma grande rocha granítica que se eleva da água. Mais tarde, fomos ao bar do hotel para o tradicional lanche da tarde – bolo caseiro e chá gelado – e depois fomos passear por Monsaraz e visitar a recém-inaugurada praia fluvial do Alqueva.
No dia seguinte de manhã, tomámos o pequeno-almoço no restaurante do hotel. A seguir, fizemos um dos dois percursos pedestres assinalados na herdade (3,63 km), passando pelos antigos silos de cereais, por um menir, por oliveiras centenárias e pela vinha, além de muitos barrocais – afloramentos graníticos que pontuam a paisagem e que deram o nome à herdade. Antes de irmos embora, ainda quisemos dar uma volta de bicicleta e, já no regresso a casa, parámos em São Pedro do Corval, conhecida como a terra da olaria, onde encontrámos o Senhor Egídio, que ainda faz peças de barro tradicionais.
O cheiro do sabonete biológico, as flores secas nos campos, pisar o chão com os pés descalços, saltar de pedra em pedra no caminho até à piscina, o turista feliz a andar de bicicleta com a t-shirt na cabeça, o lilás da lavanda, o riso de quando me piquei nos pés ao andar descalça entre as vinhas, as festinhas que demos aos cavalos, o saborear a comida e os sumos ao pequeno-almoço, o senhor a dormir a sesta sobre um barrocal debaixo das árvores com o bebé ao lado, a família a fazer um piquenique no relvado junto à piscina – trouxe-os a todos comigo.
Com 24 quartos e 16 casas, o hotel é perfeito para famílias mas também para uma fuga a dois, sobretudo para quem acredita que os melhores momentos da vida são os mais simples e que maior luxo não há.
Guia prático
Atividades disponíveis na herdade
- Visitas à adega e provas de vinho
- Piqueniques
- Bicicletas (adultos e crianças)
- Passeios pedestres na herdade (um de 3,63 km e o outro de 6,69 km)
- Passeios a cavalo
- Sauna e banheira de hidroterapia
- Spa da marca austríaca de cosmética biológica Susanne Kaufmann
- Espaço para crianças/ sala dos brinquedos
- Caça ao tesouro
Algumas atividades exteriores à herdade
* sujeitas à disponibilidade do prestador de serviços
- Passeios de balão
- Passeios pedestres
- Passeios de barco
- Atividades aquáticas (stand-up paddle, canoagem, ski aquático, wakeboard, bóias e bananas)
- Dark Sky – observação noturna das estrelas
- Enoturismo (Herdade do Esporão, Herdade da Cartuxa, Quinta Dona Maria)
- Tours/ visitas guiadas
- Workshop barro
Restaurante farm to table
- É o restaurante do São Lourenço do Barrocal, onde se privilegiam os produtos da horta biológica da herdade. Não comemos lá mas, a julgar pela qualidade do pequeno-almoço, deve ser excelente.
O que visitar nas proximidades
- Monsaraz e a praia fluvial do Alqueva
- Reguengos de Monsaraz e visitas às adegas
- Aldeias ribeirinhas do Alqueva, como as aldeias da Luz e da Estrela
- Reserva Dark Sky Alqueva
- Mourão
- São Pedro do Corval e visitas às olarias
- Évora (cidade Património Mundial da UNESCO)
Reservar alojamento no Barrocal
Mais informações: barrocal.pt
Veja mais:
- Guia rápido para visitar Évora
- Évora: Memórias para a vida no Convento do Espinheiro
- Ficas tão bonita a pedalar: nós na Ecopista do Ramal de Mora
- Fotos para o inspirar a visitar Monsaraz
- Haverá festas no Alentejo mais bonitas do que estas? [fotogaleria]
Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário ou seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.
Mala fotográfica do Paulo: Blackforest Vinson (Sand Tan)