Gostámos tanto de visitar a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e de fazer o Percurso Pedestre dos Poços do Barbarroxa, que umas semanas depois voltámos a esta área protegida localizada na costa alentejana, a uma hora e meia de Lisboa.
Nesse dia, fizemos duas caminhadas: o Percurso da Casa do Peixe e o Percurso da Lagoa da Sancha.
Percurso da Casa do Peixe
O Percurso da Casa do Peixe tem início no Centro de Interpretação do Monte do Paio, que funciona como um espaço de receção para os visitantes da Reserva Natural. É daí que se têm as vistas mais abrangentes sobre a Lagoa de Santo André, a maior do litoral alentejano.
Podíamos ter chegado, tirado umas fotos e partido para ver outros lugares. Preferimos, no entanto, viajar devagar e passar mais tempo nos sítios de que gostamos.
Durante o Percurso da Casa do Peixe, as vistas sobre a Lagoa de Santo André e as aves que aí se concentram foram-se tornando cada vez mais bonitas: umas vezes mais abrangentes, como quando chegámos ao marco geodésico da Cerradinha; outras vezes mais próximas, como quando nos acercámos das margens da lagoa, onde descobrimos pequenos barcos e redes de pescadores.
Quanto à Casa do Peixe, que deu o nome ao trilho, restam apenas as ruínas do que outrora funcionou como uma lota. Não foi, porém, um final de caminhada infeliz. Afinal, o importante na vida não é o destino, mas o que se ganha pelo caminho.
Ficha do percurso
- Extensão | 1,5 km (ida);
- Duração | 45 minutos (ida);
- Grau de dificuldade | Médio;
- Tipo de itinerário | Linear;
- Ponto de partida/chegada | Monte do Paio;
- Restrições | Parte do percurso pode encontrar-se inacessível de dezembro a abril devido ao alagamento das várzeas da Lagoa de Santo André;
- Sinalização | É bastante antiga e, por vezes, insuficiente;
- Mapa da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e dos percursos pedestres
Outros artigos da Reserva Natural
- Guia rápido para visitar a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha
- Desconfinar com o Barbarroxa na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha
- Trilho da Lagoa da Sancha, um instante raro de plenitude
Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário em baixo e seguir-nos através do Instagram e Facebook. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem. Boas viagens à solta!