“Aqui!” “Aqui!” – gritavam as crianças a olhar para o alto da capela de São Gonçalinho, no bairro da Beira Mar, em Aveiro. Também os adultos olhavam para cima, alguns com os braços levantados, outros segurando guarda-chuvas virados ao contrário ou nassas, umas longas canas de onde pendiam redes de pesca em forma de funil.

Durante as Festas de São Gonçalinho é tradição atirar cavacas do cimo da Capela de São Gonçalo, enquanto centenas de pessoas as tentam apanhar no adro. As cavacas são doces cobertos com açúcar, alongados e tão rijos que algumas crianças usavam capacetes de ciclismo para proteger a cabeça. Além de rijas, não são fáceis de apanhar e a maioria caía ao chão. Todavia, ninguém se parecia importar com esse dissabor, lancando-se para as agarrar primeiro do que os outros, no meio de sorrisos e gargalhadas. Uns mais aguerridos do que outros, todos se pareciam divertir, sobretudo as crianças que vibravam e pulavam de alegria.

Entretanto, a fila junto à porta lateral da capela foi-se tornando cada vez maior. Várias pessoas aguardavam a sua vez para subir as estreitas escadas em caracol que as levariam ao topo do edifício onde, por fim, o contornariam, esvaziando grandes sacos de cavacas e tocando o sino quando chegavam a meio.

Para muitos, atirar os típicos doces é um brincadeira. Os mais devotos, porém, fazem-no para pagar promessas a São Gonçalo – ou São Gonçalinho como é carinhosamente tratado este beato nascido no séc. XII, conhecido como santo casamenteiro que resolve problemas conjugais e cura doenças de ossos.

Organizadas pela Mordomia de São Gonçalinho – um grupo de 21 homens identificados nesses dias pelas compridas capas castanhas que envergam – as Festas de São Gonçalinho incluem concertos ao vivo, fogo-de-artifício, tempos de oração e missa solene na florida capela do Santo Padroeiro. Para nós, o momento alto foi, sem dúvida, o lançamento de cavacas, algo que nunca tínhamos visto e que guardaremos na memória sempre que pensarmos em Aveiro.

cavacas atiradas da capela
cavacas em aveiro
lançamento de cavacas em aveiro
apanhando cavacas em aveiro
apanhando cavacas em aveiro
senhora a observar o lançamento de cavacas em aveiro
pessoas a observar o lançamento de cavacas em aveiro
lançamento de cavacas nas festas de são gonçalinho em aveiro
dois apanhadores de cavacas
sacos de cavacas durante as festas de são gonçalinho em aveiro
igreja de são gonçalinho e ambiente da festa
festas de são gonçalinho à noite

Guia prático

Quando se realizam as festas de São Gonçalinho?

As festas têm lugar nos dias mais próximos de 10 de Janeiro (dia do falecimento de São Gonçalo). Em 2019, decorreram de 10 a 14 de Janeiro, ao longo de 5 dias.

Programa das festas e horário de lançamento de cavacas

Alguns dias antes das festas, a Mordomia revela quer o programa quer o horário de lançamento de cavacas no seu website e página de facebook.

As cavacas são lançadas ininterruptamente durante todos os dias festivos, à exceção dos momentos em que decorrem celebrações religiosas.

Onde dormimos

Suites & Hostel Cidade Aveiro | Um edifício recentemente remodelado, no centro de Aveiro, com preços convidativos e quartos quentinhos no inverno.

Se gostaram deste artigo, podem deixar um comentário ou seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A vocês não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.

Veja ainda:

One Comment

  1. Maria Lucília Oliveira

    Interessante esta narrativa sobre as festas de S. Gonçalinho, padroeiro de um dos meus netos, de nome Gonçalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *