No inverno, mais do que passear, apetece ficar dentro de portas, enroscado numa manta ou junto ao calor de uma lareira. Mas o melhor é mesmo combinar as duas coisas, ou seja, algumas viagens cá dentro com o aconchego reconfortante de um alojamento quentinho. Por esse motivo, reunimos aqui os nossos passeios preferidos em Portugal nos meses mais frios, com algumas sugestões sobre onde ficar, o que visitar e onde comer nas redondezas.

1. Gerês e piscinas naturais de água quente no Xurês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma das regiões naturais mais bonitas de Portugal. Depois de visitar bosques, cascatas e paisagens inesquecíveis, poderá aquecer-se – sob as estrelas – nas piscinas naturais do Rio Caldo (em Torneiros) ou nas poças de Bande (na aldeia de Baños). Ambas as localidades ficam na Galiza, muito perto da fronteira portuguesa.

  • Onde ficar: Pousada do Gerês-Caniçada, com uma lareira enorme na sala-de-estar e uma vista belíssima sobre a barragem da Caniçada;
  • A visitar: Espigueiros do Soajo e do Lindoso, Vilarinho das Furnas, Mata da Albergaria, Cascatas da Portela do Homem e do Arado, Castro Laboreiro e Pitões das Júnias;
  • De carro: 5 passeios para conhecer o Gerês;
  • Onde comer: restaurantes Lurdes Capela (Vila do Gerês) e O Abocanhado (Brufe).

2. Festival das Papas de Sarrabulho

Oriundas do Minho, as papas são uma receita tradicional da cozinha portuguesa. Servem-se apenas no inverno, normalmente acompanhadas por rojões, castanhas e farinhatos. Um dos melhores lugares para as provar é em Amares, neste festival ainda não descoberto pelas multidões, por altura do carnaval.

3. Festas de Trás-os-Montes

O inverno é tempo de diversão nas ruas do nordeste transmontano. Do Natal ao Carnaval, comemora-se o início de um novo ciclo na natureza através de tradições populares antiquíssimas. É altura dos caretos de Podence sairem à rua com os seus chocalhos e fatos coloridos, das grandes fogueiras públicas, das gaitas-de-foles e das tropelias. É também a estação dos pratos de porco bísaro e dos famosos enchidos e fumeiro.

4. Neve na Serra da Estrela

Quando se pensa em inverno, pensa-se em neve. Quando se pensa em neve em Portugal, pensa-se na Serra da Estrela e nos desportos próprios da estação. Esqui, snowboard e trenós são algumas das actividades disponíveis. Mas há mais: como boa gastronomia, aldeias que contam a nossa história e uma caminhada com uma surpresa no final.

  • Onde ficar: Casa das Penhas Douradas, com piscina interior aquecida, spa, chá, bolos caseiros e uma lareira à nossa espera depois do frio da montanha;
  • A visitar: Torre, Covão d’Ametade, Vale Glaciar do Zêzere e as aldeias históricas de Sortelha, Belmonte e Piódão;
  • Onde comer: O Albertino (Folgosinho), Museu do Pão (Seia), Hotel Berne (Manteigas) e Valhécula (Valhelhas).

5. Primeiras flores no Alentejo

As flores silvestres começam a florir no início de Março, no Alentejo, o destino ideal para quem está farto de dias cinzentos e árvores despidas.

  • Onde ficar: Monte Filipe, um hotel de quatro estrelas a um preço muito acessível, perto do Crato;
  • A visitar: Marvão, Castelo de Vide, Belver e Nisa;
  • Onde comer: O Afonso (Mora).

Créditos das fotografias: Pedro Santos (primeira imagem), Pousadas de Portugal, Câmara Municipal de Amares e Casa das Penhas Douradas

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário e seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.

Boas viagens à solta!

Veja mais:

7 Comentários

  1. O meu favorito é o primeiro! As Aguas quentes de Torneiros são qualquer coisa de fantástico!!! 🙂

  2. Tânia, se ainda não conhece, experimente também as poças de Bande, na aldeia de Baños. São menos procuradas e especiais. Basta seguir o link no nosso blog…

  3. É possível seguir esse roteiro com crianças? (6 e 12 anos)

  4. Adorei as dicas, parabéns pelo site!

  5. Bom dia,
    Seria possível ter sugestão de um roteiro (na primavera) pelo Alentejo.
    Obrigado pela info.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *