Na ria de Aveiro, as águas do mar e do rio Vouga abraçam-se numa ampla laguna, resultando numa das zonas húmidas mais importantes de Portugal, sobrevoada por várias aves selvagens.
Já aí havíamos estado em Abril de 2017, quando visitámos o projeto BIORIA, fazendo um dos 7 percursos pedestres/cicláveis existentes na zona de Estarreja. Este ano voltámos, para navegar no Gaivinha, um barco com nome de ave, totalmente movido a energia solar que – graças às características do seu casco – nos levou a zonas pouco exploradas do interior da ria.
O Gaivinha, além de 100% ecológico, foi inteiramente construído pela empresa portuguesa Sun Concept. Não produz qualquer gás tóxico nem mau cheiro e move-se em silêncio absoluto.
Ao navegarmos, só ouvimos o som do casco a rasgar a água e de algumas aves. Graças à ajuda do capitão do barco, Gabriel Conceição, vimos, por exemplo, uma garça vermelha – uma espécie em vias de extinção – e os ninhos das andorinhas das barreiras, escavados na terra junto à linha de água. Foi também o Gabriel que nos deu a provar salicórnia e gramata branca, duas plantas comestíveis e comuns na ria de Aveiro, com um ligeiro sabor salgado e ricas em antioxidantes naturais.
Atravessámos a antiga zona das marinhas, onde ficavam inúmeras salinas e restam ainda algumas casinhas de apoio que parecem flutuar. Atravessámos zonas outrora cobertas por campos de arroz. Atravessámos esteiros e o canal do Rio Novo do Príncipe, onde as duas águas, salgada e doce, se abraçam, no meio de caniços e juncos.
Foi um passeio leve, feito de momentos simples. O som da água. O céu azul e as aves. Respirar conscientemente e restabelecer energias. Serenidade e paz.
Guia prático
O Gaivinha é uma embarcação da empresa Sterna, a única que realiza passeios totalmente ecológicos pela ria de Aveiro.
- Capacidade da embarcação: 10 pessoas;
- Ponto de embarque: cais do Clube de Remo dos Galitos, próximo do centro de Aveiro;
- Horário: Todos os dias (dependendo das condições atmosféricas), mediante reserva prévia.
Marcações
- Por e-mail: info@sterna.pt
- Por telefone: 916 780 198 (Gabriel Conceição)
- Através do site: sterna.pt
Rotas disponíveis
- Rota dos 3 Rios | Duração: 3h. Distância: 21 km;
- Rota da Reserva de S. Jacinto | Duração: 2h30. Distância: 8 km;
- Rota de Salreu (Bio Ria) | Duração: 2h30. Distância: 21 km;
- Rota Rio Novo do Príncipe | Duração: 2h. Distância: 12 km;
- Passeio na Ria – Birdwatching | Duração: 2h. Distância: 10 km.
- Rota dos Esteiros | Duração: 1h. Distância: 8 km;
Onde gostámos de comer em Aveiro
- Restaurante Quatro Nós | Fica junto a um dos canais da cidade. Destaque para as amêjoas, a posta da vazia e as telhas com ovos moles.
- Armazéns da Alfândega | Situado no Rossio, é um espaço com uma decoração jovem e criativa. Além de petiscos, provámos uma invulgar cerveja artesanal de salicórnia e algas.
- The Iron Duke Pub | Paragem para beber um gin. O bar tem cervejas de todo o mundo, incluindo artesanais.
- Porta 36 | Fica ao lado do mercado, bem no centro de Aveiro. Gostámos quer da comida quer da decoração do restaurante, com grandes vidros para a (mo)vida aveirense.
Onde dormimos
OC Salon Charm Hostel & DC Suites | Uma antiga casa recuperada, que conjuga peças com história com uma decoração contemporânea, situada no centro de Aveiro, perto da Câmara Municipal. Destaque para o bom gosto dos espaços e para a qualidade do pequeno-almoço.
Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário e seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.
Bom trabalho. Estou reformado e assim vou dando uns passeios. No meu caso, o meu receio é que os passeios não tenham condições para cadeirantes. Mas estão a fazer um bom trabalho. Continuem. O meu obrigado. Rui
Bons passeios e uma enorme serenidade. Que bom