O Parque Natural de Gorbeia é a maior área protegida do País Basco, ficando a apenas meia-hora de carro das cidades de Bilbau e Vitoria-Gasteiz, no norte de Espanha.

70% da sua superfície está ocupada por faiais, carvalhais e pinhais, mas também existem algumas albufeiras, zonas de rochas escarpadas e áreas planas de pasto onde andam pachorrentos cavalos à solta, tudo isto sobre um conjunto cárstico com quase 500 grutas, habitadas por várias personagens da mitologia basca.

Por ser tão extenso, é difícil para um primeiro visitante saber o que visitar e por onde começar. Para o ajudar, vamos partilhar consigo uma lista com o que ver e fazer em Gorbeia, além de recomendações de trilhos, alojamentos, restaurantes e outras dicas úteis, com base na nossa experiência pessoal. No final, listamos também alguns lugares que ponderamos ver em Gorbeia, mas que acabámos por não visitar, por falta de tempo.

Parque Natural Gorbeia

CONTEÚDOS DO ARTIGO:

  1. Dados práticos sobre o Parque Natural de Gorbeia
    1. Localização
    2. Distâncias
    3. Quando visitar
  2. O que visitar no Parque Natural de Gorbeia
    1. Monte Gorbeia
    2. Faial de Otzarreta
    3. Humedal de Saldropo
    4. Cascata de Uguna
    5. Faial de Presazelai
    6. Cascata e Faial de Belaustegi
    7. Faial de Altube
    8. Cascata de Goiuri ou Gujuli
  3. Onde ficar alojado quando visitar o Parque Natural de Gorbeia?
  4. Onde (gostámos de) comer
  5. Mapa de Gorbeia: principais pontos de interesse
  6. Outras lugares a ver em Gorbeia (se tiver tempo)
  7. Percursos pedestres
  8. Mais informação sobre Gorbeia
  9. Mais sobre o País Basco
Humedal Saldropo

Dados práticos sobre o Parque Natural de Gorbeia

Localização

Google Maps

Distâncias

Vitoria-Gasteiz: 27 km; Bilbau: 41 km; Porto: 688 km; Lisboa: 841 km.

Quando visitar

Idealmente no Outono.

Gorbeia

O que visitar no Parque Natural de Gorbeia

Monte Gorbeia

O Parque Natural de Gorbeia situa-se à volta da montanha que lhe deu o nome: o Monte Gorbeia (1480 metros), no topo do qual está a famosa Cruz de Gorbeia.

Há diversos trilhos de acesso ao cume, mas o mais simples é o que parte de Pagomakurre.

Subida ao Monte Gorbeia desde Pagomakurre

  • Ponto de partida e chegada: parking de Pagomakurre
  • Tipo de percurso: linear (ida e volta)
  • Distância total: 12,7 km
  • Duração média: 4 horas
  • Dificuldade: fácil
  • Desnível: 600 metros de desnível 
  • Boa sinalização
  • Mapa
Monte Gorbeia
Créditos: Jenniferveramartin

Faial de Otzarreta

Gorbeia alberga alguns dos faiais e carvalhais mais bem preservados da Península Ibérica.

As árvores mais representativas do parque são mesmo as faias que aqui apresentam formas singulares, a fazer lembrar candelabros gigantes. Isso deve-se ao facto de, antigamente, os seus ramos serem podados para fazer carvão – ramos, esses, que voltavam a crescer passado pouco tempo, ao contrário do que aconteceria com os troncos.

Existem vários bosques de faias em Gorbeia como os de Otzarreta, Belaustegi, Presazelai e Altube. São bonitos todo o ano, mas esplêndidos no outono, quando as folhas alaranjadas das árvores contrastam com o verde intenso do musgo.

Otzarreta é o mais famoso de todos, logo o mais visitado.

Mais sobre Otzarreta

Se ficou com vontade de ver mais fotografias e conhecer melhor este faial, recomendamos que leia o nosso artigo sobre Otzarreta.

Hayedo Otzarreta

Humedal de Saldropo

Situado nas proximidades de Otzarreta, o Humedal de Saldropo constitui um ecossistema único dentro do Parque Natural de Gorbeia.

Esta extinta turfeira é hoje uma planície de 3 hectares, ocupada por pântanos com vegetação e espécies ligadas à água de grande valor ecológico.

Para o conhecer melhor, no seu interior, há um trilho circular. Parte do parque de estacionamento e tem pouco mais de 1 km de extensão.

humedal de saldropo

Cascata de Uguna

A uma curta distância do Humedal de Saldropo fica a cascata de Uguna. A caminhada é muito agradável e a cascata, muito mais bonita ao vivo do que nas fotos.

Ficha do trilho

  • Ponto de partida e chegada: parque de estacionamento de Saldropo
  • Tipo de percurso: linear (ida e volta)
  • Distância total: 3 km
  • Dificuldade: fácil
  • Mapa
Cascata Uguna

Faial de Presazelai

Tal como o Faial de Otzarreta, este bosque situa-se nas margens de um rio e as faias assemelham-se a candelabros gigantes, por terem sido podadas para obter lenha e fazer carvão. A diferença é que o Faial de Presazelai continua pouco conhecido. É, pois, um lugar tranquilo e sossegado onde nos podemos conectar verdadeiramente com a natureza. Fica a apenas 1 km da localidade de Otxandio e tem um parque de estacionamento gratuito.

Hayedo de Presazelai

Cascata e Faial de Belaustegi

O Faial de Belaustegi foi o que mais nos surpreendeu em Gorbeia, porque não tínhamos visto quaisquer fotografias dele antes, porque não esperávamos que fosse tão bonito, porque não sabíamos que existia uma cascata e porque pudemos explorá-lo verdadeiramente à solta, sem nos importarmos sequer com a chuva.

Prepare-se, porém, para uma viagem de carro cheia de adrenalina para lá chegar!

Faial de Belaustegi

Faial de Altube

O bosque de faias de Altube é um dos mais extensos do Parque Natural de Gorbeia e tem vários percursos pedestres marcados, entre os quais o clássico trilho de Las Burbonas.

Ficha do trilho Las Burbonas

  • Ponto de partida e chegada: parque de estacionamento da Casa del Parque
  • Tipo de percurso: circular
  • Distância: 13 km
  • Duração média: 4h30
  • Dificuldade: média
  • Desnível: 355 m
  • Track GPS
  • Poderá obter mais informações na Casa del Parque (fecha às segundas-feiras)

Cascata de Goiuri ou Gujuli

Esta queda de água com mais de 100 metros de altura é a cascata mais conhecida de Gorbeia. Há vários caminhos de acesso à mesma, mas o mais simples é o que conduz ao Miradouro de Goiuri, a partir da aldeia de Goiuri-Ondona (1 km, ida e volta).

Dicas:

  • Convém visitar a cascata na época de chuvas ou degelo, porque no verão costuma estar completamente seca.
  • A apenas meia-hora, mas já fora do parque natural, fica a cascata do Salto del Nervión, a mais alta da Península Ibérica e a segunda da Europa.
Cascata Gujuli
Créditos: uraagentzia

Onde ficar alojado quando visitar o Parque Natural de Gorbeia?

Os dois acessos principais ao Parque Natural de Gorbeia são as localidades de Areatza e Murguía. Em qualquer das duas, convém reservar o alojamento com antecedência.

Areatza fica na parte norte do parque, na província de Biscaia, e a sua localização é ideal não só para subir ao Monte Gorbeia desde Pagomakurre, mas também para visitar o Faial de Otzarreta, o Humedal de Saldropo, a Cascata de Uguna, o Faial de Presazelai e o Faial de Belaustegi.

Murguía fica na parte sul, na província de Álava, e é uma boa base para visitar o Faial de Altube e a Cascata de Goiuri ou Gujuli.

Nós ficamos a dormir em Areatza, no Hotel Balneario Areatza. Areatza é uma aldeia bonita, mas nada turística, onde partilhámos da vida real das pessoas quando fomos, por exemplo, à padaria e ao minimercado e nos cruzámos com os pais a levar as crianças à escola. É também aí que se situa uma das Casas del Parque, onde se podem obter informações e um mapa do parque natural.

Caso não se importe de pagar mais, o Ellauri Hotel Landscape SPA é uma boa alternativa.

Em Ochandiano, também na província de Biscaia, há opções mais baratas, como o Agroturismo Etxebarri e o Hotel Koikili Aterpetxea.

Uma boa opção na localidade de Murguía é o Hotel Nagusi, graças à excelente relação qualidade/ preço.

Onde (gostámos de) comer

Em Novembro, quando estivemos em Gorbeia, foi muito difícil encontrar restaurantes abertos ao jantar, seja em Areatza, seja nas terras em redor. Por isso e porque gostámos tanto da comida, do serviço e dos preços, acabámos por ir sempre ao mesmo sítio: a Taberna Donibane, em Igorre ou Yurre.

Também gostámos muito dos “bocadilhos” (sandes) do Restaurante Arratiano.

Gorbeia: mapa com os principais pontos de interesse

Clique no botão “play” para visualizar o mapa.

Outras lugares a ver em Gorbeia (se tiver tempo)

  • Albufeira de Ullíbarri-Gamboa
  • Santuario de Oro
  • Gruta de Mairuelegorreta
  • Biotopo de Itzina
  • Museo de la Miel (Murgia, Álava)
  • Museo de Alfarería Tradicional Vasca (Ollerías, Álava)

Percursos pedestres

No Parque Natural de Gorbeia, há uma imensa rede de trilhos para todos os níveis. Poderá consultar a lista de rotas de Gorbeia em: www.gorbeiaeuskadi.com/rutas-gorbeia

Mais sobre Gorbeia

Existem muitos lugares especiais em Gorbeia e este artigo é apenas uma base para começar a explorar o parque natural. O ideal é que, assim que chegue, se dirija à Casa del Parque de Areatza ou à Casa del Parque de Sarria, para não perder nada.

Mais sobre o País Basco

Siga-nos no Instagram para mais ideias para férias, escapadinhas e fins de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.