Otzarreta é um dos lugares mais visitados do País Basco, o que, desde logo, é fantástico, porque é um bosque.

Situado no Parque Natural de Gorbeia, é um pequeno bosque de faias atravessado pelo Zubizabala, um regato cujo nome parece, também ele, serpentear. Ora repete comigo: Zu-bi-za-ba-la…

Incrivelmente, em vez de crescerem para os lados, como é habitual, em Otzarreta os ramos das árvores apontam para o céu como candelabros gigantes. Porquê? Porque antigamente usavam-se as faias para produzir carvão e, em vez de as cortarem, podavam-lhes apenas os ramos.

Hayedo Otzarreta

Quem escreve sobre o bosque de Otzarreta refere frequentemente que é mágico, um lugar de histórias encantadas onde moram elfos, fadas e gnomos.

Concordo que é um faial especial e absolutamente deslumbrante. Todavia, não acredito que seja habitado por seres sobrenaturais ou, então, imagino-os a fugir esbaforidos durante o dia, assustados com o vaivém de pessoas, vozes, telemóveis, tripés e máquinas fotográficas. E não é que alguns até se esbarram contra as árvores?

Regato em Otzarreta

Guia rápido para visitar Otzarreta

Localização

O bosque de faias de Otzarreta fica dentro do Parque Natural de Gorbeia, no País Basco, no norte de Espanha (Google Maps).

Distâncias de carro

Vitoria-Gasteiz: 31 km; Bilbao: 43 km; San Sebastián: 96 km; Madrid: 390 km; Porto: 696 km; Lisboa: 850 km.

Ramo de árvore outonal

Quando visitar

Recomendamos que visite Otzarreta nas épocas de chuva, quando o regato que atravessa o faial corre cheio de água. Na primavera e no outono, também é frequente haver nevoeiro, o que torna o local ainda mais bonito. No outono, as cores são fenomenais.

Como chegar

Para chegar facilmente ao parque de estacionamento perto do bosque de Otzarreta, deve evitar seguir cegamente as indicações do Google Maps/ GPS, sob o risco de se meter em estradas de montanha impróprias para veículos normais e em que é proíbida a circulação.

Seguindo a estrada N-240, deverá virar para o interior do parque nas coordenadas do link. Nessa zona, há bares/ restaurantes de ambos os lados da estrada e uma bomba de gasolina.

Depois, basta seguir com cuidado a estrada florestal (em piso de cimento), tendo especial atenção aos cavalos que por lá deambulam à solta.

Se for durante o fim-de-semana, vai ser complicado encontrar lugar no parque de estacionamento junto ao bosque. Se assim for, tente deixá-lo mais atrás e fazer o resto do caminho a pé.

Mapa para chegar a Otzarreta desde a N-240
Mapa para chegar a Otzarreta desde a N-240

Estacionamento

O parque de estacionamento de Otzarreta é bastante pequeno. Convém, por isso, ir de manhã bem cedo ou ao final da tarde e evitar os fins-de-semana.

O que levar

Calçado e calças adequados para a lama.

Raízes de uma árvore

Onde dormir

Os acessos principais ao bosque de Otzarreta são as localidade de Areatza e Ochandiano, na parte norte do parque, na província de Biscaia.

Os alojamentos esgotam facilmente, em especial no fim-de-semana. Por isso, é conveniente reservar com antecedência, para não ter de ficar alojado em lugares mais afastadas.

Mais sobre Gorbeia e o País Basco

Siga-nos no Instagram para mais ideias para férias, escapadinhas e fins de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.