A Ilha da Culatra é uma das ilhas do Algarve e faz parte da Ria Formosa, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Fica entre a Ilha Deserta e a Ilha da Armona, à frente da cidade de Olhão, embora pertença administrativamente ao município de Faro.

A Ilha da Culatra tem cerca de 7 km de extensão e 750 habitantes permanentes, divididos por 3 núcleos populacionais: Farol (a oeste), Culatra (ao centro) e Hangares (entre ambos).

Mora ali o Algarve autêntico: a população é composta maioritariamente por pescadores e pelas suas famílias, que vivem na ilha todo o ano. Há escola, infantário, igreja, posto médico, mercearias, cafés e restaurantes. O que não há são carros, uma vez que só se chega de barco.

casa na ilha do farol
Casa na Ilha do Farol. Créditos: Otávio Nogueira

Quanto à povoação do Farol, também é conhecida como Ilha do Farol, mas na realidade não é uma ilha, já que faz parte da Ilha da Culatra. Deve o seu nome ao Farol do Cabo de Santa Maria, o farol mais a sul de Portugal Continental (infelizmente encontra-se encerrado a visitas por tempo indeterminado, como medida preventiva para conter a propagação da Covid-19).

Tirando esses núcleos populacionais voltados para a ria, o resto da ilha tem uma natureza selvagem e praias belíssimas, com quilómetros de areia deserta, mesmo em Agosto. Vamos descobri-las?

Conteúdos do artigo:

  1. Como ir à Ilha da Culatra e à Ilha do Farol (horários dos barcos)
  2. Mapa da Ilha da Culatra
  3. Praias da Ilha da Culatra 
    1. Praia da Ilha do Farol (ou Praia do Farol)
    2. Praia dos Hangares
    3. Praia da Culatra
  4. Alojamento
  5. Restaurantes
  6. O que visitar nas proximidades

1. Como ir à Ilha da Culatra e à Ilha do Farol?

No verão

Utilizando as carreiras regulares de barco que saem do Cais das Portas do Mar, em Faro. (Consultar horários)

Todo o ano

Utilizando as carreiras regulares de barco que saem do cais de embarque de Olhão. (Consultar horários).

Notas:

  • A bilheteira abre 30 minutos antes da partida dos barcos.
  • O barco pára primeiro na Culatra e depois no Farol.
  • Tempo da viagem entre Olhão e Culatra: 30 minutos.
  • Tempo da viagem entre Olhão e Farol: 45 minutos.

Dica | Se não quiser estar condicionado pelos horários das carreiras fluviais, em Olhão existem barcos-táxi (mais caros) que fazem o transporte de passageiros e mercadorias. Estes serviços encontram-se disponíveis 24h por dia, sendo necessária marcação prévia.

2. Mapa da Ilha da Culatra

3. Praias da Ilha da Culatra

Na Ilha da Culatra, na face oposta à ria, há um areal a perder de vista, constituído por 3 praias paradisíacas. São elas (de oeste para leste): a Praia da Ilha do Farol, a Praia dos Hangares e a Praia da Culatra. 

A areia é branca e fina e o mar parece uma piscina, a fazer lembrar as Caraíbas, com água cristalina e morna no verão.

3.1. Praia da Ilha do Farol (ou Praia do Farol)

Na época balnear, quando se desembarca no cais do Farol, encontra-se muito movimento, mas a praia é muito extensa e basta andar um pouco para nascente para ter um gigantesco areal só para si.

Onde fica?

Perto da povoação do Farol, na extremidade oeste da Ilha da Culatra.

3.2. Praia dos Hangares

O nome Hangares vem do tempo em que hidroaviões da Marinha ancoravam na ilha, razão pela qual ainda resta um velho bunker e arame farpado na povoação. O areal é imenso e muito tranquilo.

Onde fica?

Do lado oposto à povoação dos Hangares, entre as praias do Farol e da Culatra.

Como ir?

Apesar da povoação dos Hangares possuir o seu próprio cais, não há carreiras de barcos vindas de Olhão e de Faro. Para se chegar à praia, é preciso, pois, caminhar desde a Praia do Farol (cerca de 1,5 km) ou desde a Praia da Culatra.

3.3. Praia da Culatra

Esta praia também é muito sossegada e o seu areal estende-se a perder de vista.

Segundo a Câmara Municipal de Faro: “Após duas horas de caminhada para leste chega-se à Barra Grande, onde se podem apreciar as convidativas piscinas naturais arenosas e uma paisagem sempre em mutação.”

Onde fica?

Do lado oposto à localidade da Culatra, sensivelmente a meio da ilha.

Como ir?

Para se chegar à praia, tem de se atravessar primeiro a povoação da Culatra e depois um passadiço, com 500 metros de comprimento, sobre o sistema dunar.

ilha da culatra
Vista área da Ilha da Culatra. Créditos: João Domingos

4. Alojamento

Na Ilha da Culatra, não existem hotéis e há poucas casas para alugar. Por esse motivo, nós fizemos de Olhão a nossa base para explorar a Ilha da Culatra e a Ria Formosa em geral. Outra possibilidade é ficar em Faro, de onde também partem barcos para a Culatra no verão.

Quer numa cidade quer noutra, há muitas opções de alojamento e de certeza que encontrará um que lhe agrade. Eis as nossas recomendações:

Olhão

Faro

5. Restaurantes na Ilha da Culatra

Perto dos cais da Culatra e do Farol, há alguns restaurantes. Infelizmente não conseguimos comer em nenhum deles, porque estavam cheios (mesmo em Setembro). Portanto, no verão, reserve com antecedência.

Fora do verão, alguns estabelecimentos fecham. Se não quiser arriscar, ligue primeiro para saber se estão abertos.

Em alternativa, poderá sempre levar uma merenda.

praia do farol
Praia da Ilha do Farol

6. O que visitar perto da Ilha da Culatra

  • Centro histórico de Faro, a capital do Algarve.
  • Olhão, conhecida como “vila cubista”, onde poderá visitar o famoso mercado do peixe.
  • Quinta de Marim, em Olhão. Além de haver trilhos para explorar a pé, é aí que funciona o Centro de Interpretação do Parque Natural da Ria Formosa, onde poderá encontrar toda a informação disponível sobre esta área protegida.
  • Santa Luzia, povoação piscatória no coração da ria, onde se pode provar o prato tradicional de polvo.
  • Tavira (centro histórico e salinas), uma das cidades mais bonitas do Algarve.
  • Cacela Velha, uma vila de origem medieval, onde poderá contemplar uma magnífica vista sobre a Ria Formosa junto ao forte e saborear ostras produzidas na ria.

Outros artigos do Algarve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *