A Praia da Rocha, em Portimão, é uma das mais conhecidas praias do Algarve. Que melhor lugar para a sentir do que um hotel situado mesmo à sua frente, com quartos, restaurante, bares e piscina exterior, todos com vista mar?
No Hotel Oriental, mais do que ver, entrei de corpo e alma no famoso postal algarvio. Da varanda do quarto, observei o enorme areal, embelezado por uma rocha de tons dourados e arribas esculpidas pelo mar durante milhares de anos. Escolhida por muitos veraneantes, é raro conseguir encontrar a Praia da Rocha vazia ou tê-la só para nós. Ora foi assim que a pude descobrir quando acordei e depois do sol se pôr.
Foi ainda um privilégio poder tomar o pequeno-almoço de manhã e beber champanhe ao final do dia com vista para a emblemática praia; sentar-me numa espreguiçadeira da piscina a contemplá-la em silêncio; abrir a cancela do jardim e descer as escadas que conduzem diretamente ao areal; caminhar ora nos largos passadiços de madeira que o atravessam ora junto às ondas do mar, e fundir-me com o oceano sempre que me apetecia.
Melhor só mesmo não ter estado sozinha e ter feito tudo isto na companhia de quem amo.
Guia prático
O que visitar perto do Hotel Oriental
Do Hotel Oriental, facilmente se chega a pé aos seguintes locais:
- Avenida Tomás Cabreira | A longa avenida que acompanha a Praia da Rocha, onde existe uma enorme oferta de restaurantes, esplanadas, bares, discotecas e um casino;
- Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar e Miradouro dos Três Castelos | Dois locais de onde se tem uma bela vista panorâmica sobre a linha costeira;
- Marina de Portimão | Um aprazível lugar para passear a pé;
- Museu de Portimão | Localizado no edifício da centenária Fábrica de Conservas “Feu Hermanos”, o museu assume-se como pólo de difusão cultural e espaço de descoberta das origens e da evolução de Portimão. Em 2010, venceu o prémio Museu do Conselho da Europa.
Onde (gostámos de) comer em Portimão
Taberna da Maré | Gostámos tanto deste restaurante que fomos lá duas vezes. Especialidade: produtos do mar e da ria, entre os quais provámos as conquilhas, o arroz de lingueirão, os filetes de pirilau com açorda, os chocos grelhados e a tarte de alfarroba. Estava tudo bom e só ficamos com pena de não termos experimentado todos os outros pratos típicos da gastronomia algarvia. Dica: convém reservar com antecedência, sobretudo ao jantar. Tel: 282 414 614.
O que (gostámos de) visitar nos arredores de Portimão
- Trilho “P3 – Varandas sobre o Mar” (a 3,5 km);
- Trilho “Ao sabor da Maré”, também conhecido por Passadiços de Alvor (a 8 km);
- Ferragudo, uma das poucas localidades que se mantém tipicamente algarvia (a 8,4 km);
- Caminho dos Promontórios (a 9 km);
- Sete Vales Suspensos, provavelmente a caminhada mais bonita do Algarve (a 20 km).
Mais sobre o Algarve
25 lugares a visitar no Algarve (o nosso top pessoal)
Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário em baixo e seguir-nos pelo Instagram e Facebook. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem. Boas viagens à solta!
Estava indecisa sobre que hotel escolher para passar uma semana de férias em Setembro ,mas o Oriental faz parte da lista .Viajo sempre sozinha e parece ser um local maravilhoso bem perto de restaurantes e da praia. Acho que já decidi …