Decidimos visitar Orbaneja del Castillo, porque lemos que era a aldeia mais bonita da província de Burgos, no norte de Espanha.

A aldeia é, de facto, bonita, diria mesmo excecional, não só porque se situa entre as paredes rochosas que constituem o desfiladeiro do rio Ebro, mas também porque fica no topo de uma cascata que forma terraços cheios de musgo e, na parte final, poças de água azul-turqueza.

Declarada Conjunto Histórico-Artístico, a aldeia medieval é ainda composta por ruas estreitas e íngremes, casas montanhesas muito bem conservadas e a Cueva del Agua, a gruta onde nasce o riacho que atravessa a povoação e cai em cascata em direção ao Ebro.

Porque é que eu, então, não gostei de Orbaneja del Castillo? Porque não consegui vivenciar a aldeia nem apreciar a sua beleza, por haver demasiados turistas, ânsia de fotos e desassossego, mesmo em época baixa.

Dicas para apreciar Orbaneja del Castillo praticamente sem turismo

  • Evite visitar Orbaneja del Castillo durante o fim de semana ou nos feriados. É quando há mais turistas na aldeia.
  • Faça o percurso pedestre “El Castillo de Orbaneja”, que o conduzirá à parede rochosa diante da aldeia, mais precisamente às peculiares rochas que se avistam no topo. Além de ser um trilho pouco frequentado e curto, as vistas sobre Orbaneja del Castillo e o desfiladeiro do Ebro são espetaculares. Track do trilho.
  • Fique a dormir em Orbaneja del Castillo. Desse modo, poderá conhecer um lado mais sossegado da aldeia: seja ao final da tarde, seja de manhã cedo, quando a maioria dos turistas já partiu ou ainda não chegou.

Onde dormir em Orbaneja del Castillo

Há algumas opções de alojamento na aldeia e de certeza que encontrará um que lhe agrade. Ora veja.

Dica | É imprescindível reservar com antecedência porque, como referimos, este é um destino muito popular da província de Burgos.

Onde comer em Orbaneja del Castillo

Também existem vários restaurantes na aldeia. Mais uma vez, é fundamental reservar antecipadamente nos fins-de-semana e feriados.

Dados práticos

Localização

Orbaneja del Castillo fica na província de Burgos, na comunidade autónoma de Castela e Leão, no norte de Espanha (Google Maps).

Habitantes

42 (2020)

Estacionamento

Há vários parques de estacionamento na entrada da povoação. Ainda assim, é complicado estacionar aos fins-de-semana, sobretudo na primavera e no verão.

Festas

Celebram-se no primeiro fim-de-semana de Agosto.

Castillo de Orbaneja
Castillo de Orbaneja

O que visitar perto de Orbaneja del Castillo

Miradouro do Cañon del Ebro (a 15 km)

Localizado perto de Pesquera de Ebro, daqui avista-se o rio Ebro (o maior rio inteiramente em solo espanhol), ladeado por paredes rochosas e rodeado por azinheiras. Com alguma sorte, também poderá contemplar o voo da águia-de-bonelli.

Puentedey (a 50 km)

Aldeia situada sobre uma ponte natural de pedra, encimada por uma igreja de traça românica e pelo Palácio dos Brizuela (séc. XVI).

Monumento Natural Ojo Guareña (a 52 km)

Com quase 100 km de extensão, é o conjunto de grutas mais extenso da Península Ibérica e um dos 10 maiores do mundo. É possível fazer visitas guiadas em duas dessas grutas, nomeadamente na Cueva Ermita de San Bernabe e na Cueva Palomera. Convém, no entanto, verificar se existe disponibilidade e comprar os bilhetes com antecedência em: merindaddesotoscueva.es. Não faça como nós que batemos com o nariz na porta!

Burgos (a 67 km)

Antiga capital do reino de Castela e Leão durante 5 séculos, a cidade possui uma das obras-primas do gótico espanhol: a sua Catedral, declarada Património da Humanidade.

Frías (a 79 km)

A par de Orbaneja del Castillo, é considerada uma das localidades mais bonitas da província de Burgos. Destacam-se o castelo dos Duques de Frías e a igreja de San Vicente Mártir e, entre ambos, várias casas suspensas, penduradas na rocha.

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário em baixo e seguir-nos pelo Instagram e Facebook. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem. Boas viagens à solta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.