Situada na costa ocidental da Noruega, entre o mar e as montanhas, Bergen é considerada por muitos uma das cidades mais bonitas da Europa. Apesar de ser a segunda maior cidade do país, com 260 mil habitantes, foi o charme caraterístico de uma terra pequena que mais nos encantou, sobretudo quando quisemos fugir das multidões e fomos explorar as ruelas sossegadas nas traseiras do antigo cais.

As coisas de que mais gostámos em Bergen

1. Monte Floyen

Mais propriamente a vista panorâmica da cidade a partir do monte, ao qual se pode subir de funicular.

2. Bryggen

Em especial, as coloridas casas – separadas por estreitas passagens de madeira – do histórico cais, classificado pela UNESCO como Património Mundial. Era aí que os mercadores alemães da Liga Hanseática viviam e tinham os seus escritórios e armazéns. As trocas comercais por eles estabelecidas com o resto da Europa contribuiram para a grande prosperidade de Bergen entre os séculos XIV e XVI.

Dica: quem quiser saber mais e tiver tempo, poderá visitar o Museu Hanseático instalado num dos edifícios de Bryggen.

3. Enchidos de rena e alce

Provámo-los gratuitamente no Mercado de Peixe, ali tão perto. Ao contrário do que pensávamos, o mercado é essencialmente um conjunto de barraquinhas onde se confeciona e vende comida, sobretudo peixe e marisco frescos, a preços proibitivos – mesmo para os noruegueses.

4. Ruas por trás da zona portuária

Fugimos das multidões do Mercado de Peixe, de Bryggen e das lojas-para-turista-ver, calcorreando as tranquilas ruas que sobem a escosta por trás da zona portuária, cheias de coloridas habitações de madeira, com flores, gatos, recantos e detalhes engraçados.

5. Sentir a cidade

Percorremos a pé as principais atrações turísticas de Bergen- que se vêem num dia – e ainda tivemos tempo para sentir a cidade, observar os noruegueses com roupas de verão num dia gelado de sol, reparar nas mantas colocadas nas cadeiras das esplanadas, apreciar as flores, as estátuas, entre muitos outros pormenores urbanos que nos surpreenderam na terra-natal do compositor Edvard Grieg, cuja música fomos descobrir.

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário e seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.

Mais artigos sobre a Noruega:

One Comment

  1. Olá, não sei se meu comentário foi inserido no outro post.
    Gostaria de saber sobre seu roteiro na Noruega, em quais lugares, em que sequência e forma de transporte entre os lugares.
    Parabéns mais uma vez pelo site!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *