A Escócia, em especial a ilha de Skye, era um destino que, há muito tempo, fazia parte dos paraísos naturais que desejávamos visitar. Durante cinco dias, fomos publicando o diário da nossa viagem no facebook. Quem não acompanhou o nosso dia-a-dia poderá ler, de seguida, os vários textos que escrevemos nessa altura.

Escócia – Dia 1

O dia começou às 4 da manhã em Lisboa e terminará em Fort William, na Escócia. Mesmo estando aqui há pouco tempo, já deu para nos surpreendermos:

  • Conduzir pela esquerda, com mudanças manuais, não é nada simples;
  • Vislumbrámos montanhas acastanhadas cobertas de açúcar em pó;
  • Gelámos com ventos siberianos;
  • Vimos um veado a passear pelo meio das casas de Fort William;
  • Comemos um belo repasto num típico “pub” com um ambiente muito acolhedor, ao som da música de umas jovens clientes (ver/ouvir vídeo).

Escócia – Dia 2

A Escócia é muito mais do que uma checklist de lugares para tirar uma selfie. É apreciar a viagem a cada momento, seja ela a deslumbrarmo-nos com paisagens encantadoras, seja a tentar compreender o sotaque único dos escoceses, seja a deliciarmo-nos com vários tipos de peixe fumado e cerveja artesanal.

O dia esteve fantástico, apesar do vento. Foi passado a criar memórias que certamente guardaremos por muito tempo.

Escócia – Dia 3

Hoje o pequeno almoço à escocesa foi mais leve: ovos mexidos com salmão fumado e mirtilos. Ontem, além do feijão, havia salsichas, black pudding (muito parecido com a morcela) e bacon. É uma excelente forma de começar o dia, especialmente se estão planeadas várias caminhadas pela natureza, sob um frio de rachar. Felizmente, não temos tido chuva, mas o vento forte provoca-nos sensações térmicas polares.

Como hoje é sábado, os nossos passeios têm coincidido com os dos próprios escoceses, sempre sorridentes, bem dispostos e, nalguns casos, com parcas roupas para o tempo gélido que se tem sentido.

Além das sempre presentes ovelhas, também vimos highland cows: umas vaquinhas super-lanudas e de chifres bem afiados que deambulam pachorrentas pelos campos das terras altas.

Escócia – Dia 4

Viajar de carro pela Escócia é fantástico. De manhã, fomos até à praia de Egol por uma estrada estreitinha, mas com paisagens imensas onde cabiam montanhas, lagos, ovelhas curiosas mas medricas, vacas das terras altas com grandes franjas e a tranquilidade do mar.

À tarde, despedimo-nos da ilha de Skye e atravessámos o majestoso vale de Glencoe onde parámos para fazer uma curta caminhada, com sol e queda de neve ao mesmo tempo. Depois metemos por outra estrada só com uma faixa até Glenetive, com mais montanhas pintadas de dourado, castanho e branco, além do azul dos lagos e do céu.

Por mais que vejamos as paisagens das terras altas escocesas, não nos cansamos e até tivemos direito a uma surpresa: dar com veados em liberdade.

Escócia – Dia 5

Glasgow ou Edimburgo? Foi a pergunta que nos fizemos a nós mesmos relativamente ao que fazer no último dia desta escapadela à Escócia. Mesmo sendo mais longe e não dispondo de muito tempo, optámos por Edimburgo. Deu para a vermos do cimo da colina de Calton, para percorrermos a Royal Mile até ao castelo e para provarmos hambúrgueres de haggis (uma mistura de vísceras típica da gastronomia escocesa).

Apesar do trânsito infernal, conseguimos chegar a tempo ao aeroporto de Glasgow de onde vos escrevemos agora.

Até já, Portugal.

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário e seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.

Mais artigos sobre a Escócia:

7 Comentários

  1. Posso vos dizer que o vosso blog e maravilhoso..quanto mais houvesse mais tempo eu o passava a ler, para alem de que veio inspirar a roadtrip que o meu pai tanto queria fazer!!
    Highlands aqui vamos nos!:)

  2. Boa tarde!
    Achei linda a foto com o círculo em pedras, onde exatamente fica na Escócia, na Ilha de Skye?
    Adorei seus post!
    Grata

  3. Olá Sofia e Paulo,
    Obrigada pela partilha do vosso roteiro pela Escócia, já vai sendo um hábito meu ler as vossas experiências antes de começar as minhas. Em Junho vou à Escócia, por isso mais uma vez as vossas dicas vão ser apreciadas. Partilhem sempre, continuação de óptimas viagens à Solta. Beijinhos,
    Regina

  4. Olá! indo agora em junho, seu roteiro me ajudou muito, obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *