Foi em Tordesilhas, em 1494, que Espanha (então conhecida como Reino de Castela) e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas que dividia o mundo entre si. Todas as terras “descobertas e por descobrir” a leste de uma linha 370 léguas a oeste de Cabo Verde, de polo a polo, pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Castela.

Devido à sua importância histórica, imaginava que Tordesilhas seria uma localidade grande e popular. O que descobrimos foi uma pequena cidade, nas margens do rio Douro, por onde gostámos de passear tranquilamente, entre os seus habitantes, num final de tarde de outono.

De entre os lugares que descobrimos, eis os que, na nossa opinião, não deverá perder:

Mural alusivo ao Tratado de Tordesilhas
Mural alusivo ao Tratado de Tordesilhas na rua principal da cidade

Tordesilhas: o que visitar

Casas del Tratado

Ao contrário do que esperava, o palácio onde foi assinado o Tratado de Tordesilhas não é grandioso nem luxuoso. Bastante austero, com o andar de baixo construído em pedra e os dois andares superiores em tijolo, alberga atualmente o Posto de Turismo e o Museu do Tratado de Tordesilhas, onde se pode ver uma réplica do documento histórico. O original castelhano encontra-se na Torre do Tombo, em Lisboa, e o português está no Arquivo Geral das Índias, em Sevilha.

Entrada gratuita. Horários

Igreja e Museu de San Antolín

À direita das Casas del Tratado, a Igreja de San Antolín alberga hoje um museu de arte sacra. É possível subir por uma escada em caracol até à torre e ao telhado, convertidos em miradouro, para uma vista privilegiada sobre o conjunto monumental de Tordesilhas e a sua ponte medieval.

Horários e preços

Real Mosteiro de Santa Clara

Continuando a andar paralelamente ao rio Douro, chega-se ao mosteiro onde ficou presa a rainha Joana I, mais conhecida como Joana, a Louca. Filha dos reis Católicos (os responsáveis pelo famoso tratado), ascendeu ao trono em 1504. Todavia, em 1509, por ordem do próprio pai e sob alegação de que estava insana, foi enclausurada no mosteiro, onde permaneceu durante 46 anos até morrer.

Horários e preços

Plaza Mayor (praça central)

Rodeada por casas assentes em colunas, é o local mais movimentado de Tordesilhas, para onde todas as pessoas parecem confluir ao final do dia, enchendo as esplanadas e a cidade de vida, mesmo nos dias mais frios.

Onde (gostámos de) dormir

Hotel Torre de Sila | Um moderno hotel de 3 estrelas a uns 5 minutos a pé da Plaza Mayor. Deixámos o carro no estacionamento gratuito do mesmo e, a partir daí, visitámos todo o centro histórico a pé.

Dados práticos sobre Tordesilhas

Localização

Tordesilhas (em castelhano: Tordesillas) fica em Espanha, na província de Valladolid, comunidade autónoma de Castela e Leão (Google Maps).

Distâncias

Valladolid: 32 km; Zamora: 70 km; Salamanca: 89 km; Porto: 370 km; Lisboa: 556 km

Habitantes

8 745 (2020)

Festas

Toro de la Vega (14 de Setembro) | Polémico festival anual em que um touro é perseguido pelas ruas por centenas de pessoas. Por incrível que pareça, até 2016, o animal era morto em público.

Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário em baixo e seguir-nos pelo Instagram e Facebook. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem. Boas viagens à solta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *