Sabia que os navegadores portugueses que descobriram a Terceira lhe chamaram primeiramente “Ilha de Jesus Cristo”? A ilha, todavia, acabaria por ser rebatizada como “Terceira” por ter sido encontrada a seguir a Santa Maria e a S. Miguel.
Esta é a lista dos locais que, na nossa opinião, não pode deixar de visitar na ilha.
9 locais a não perder na Terceira
1. Angra do Heroísmo
É a cidade mais importante da Terceira cujo centro histórico foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO. Uma manhã ou uma tarde chegarão para o percorrer, deixando que a sua curiosidade o guie pela calçada portuguesa criativamente trabalhada a preto e branco, por casas com remates coloridos e varandas decoradas com flores.
Se prescindir de um mapa, não deixe que lhe passem ao lado os seguintes pontos:
- Palácio dos Capitães Generais: inicialmente construído para albergar os jesuítas da Companhia de Jesus, foi mais tarde residência dos Governadores e Capitães-Generais da ilha;
- Jardim Duque da Terceira: fica mesmo ao lado do Palácio, bem no centro de Angra e é, na minha opinião, um dos mais belos da ilha;
- Alto da Memória: subindo os vários patamares do Jardim Duque da Terceira, chega-se a este miradouro, donde se tem uma das melhores vistas sobre a cidade. O obelisco nele existente recorda-nos a passagem de D. Pedro IV pela ilha, no contexto da Guerra Civil Portuguesa, no séc. XIX;
- Monte Brasil: se ainda não ficou satisfeito com as vistas, rume à caldeira deste vulcão extinto. Pode ir de carro ou caminhar cerca de 2h30 a partir do centro de Angra. A vista panorâmica sobre a cidade e a baía não o irão desiludir.
2. Impérios
Estas pequenas capelas coloridas dedicadas ao Divino Espírito Santo estão espalhadas por toda a ilha e fazem parte da sua imagem de marca. No verão, durante as festas do Espírito Santo, há convívio junto aos impérios de algumas freguesias, onde decorre o “bodo”, com oferta de comida e bebidas, terminando por vezes com as “touradas à corda”. Informe-se junto do turismo de Angra sobre os locais e horários em que decorrem. Depois, convém chegar cedo para assegurar um local donde possa ver os touros em segurança.
3. Miradouro da Serra do Cume
Oferece uma das mais belas paisagens da ilha e, para mim, de todo o arquipélago. É importante não haver nuvens para se apreciar devidamente a chamada “manta de retalhos”, ou seja, a grande planície do interior da ilha com campos a perder de verde, separados por muros de pedra vulcânica.
4. Serra de Santa Bárbara
É o ponto mais alto da Terceira, donde se conseguem avistar as ilhas de S. Jorge e Pico. Não se esqueça de levar um corta-vento, porque no topo faz um frio de rachar.
5. Gruta do Natal
Se quiser caminhar no interior de um tubo lávico. A envolvência também merece uma visita, especialmente a Lagoa do Negro e as florestas de cedros da mata.
6. Algar do Carvão
A visitar se desejar andar dentro de uma chaminé vulcânica (na minha opinião, entre os dois vestígios vulcânicos seguintes, este é o mais interessante).
7. Furnas do Enxofre
Outro vestígio da atividade vulcânica, para ir se tiver tempo.
8. Piscinas naturais
Por fim, caso lhe apeteça um mergulho na água fria do mar, poderá ir à piscina vulcânica dos Biscoitos, que é a mais conhecida. Se tiver demasiadas pessoas, tente as piscinas de Porto Martins, Negrito ou Silveira.
9. Trilho dos Mistérios Negros
Se estiver em forma e gostar de caminhar, este é o percurso pedestre que recomendamos. O seu nome deve-se aos montes formados pela acumulação de lava vulcância preta que fazem parte do trajeto e cuja origem os habitantes da ilha não sabiam explicar.
- Forma do percurso: circular;
- Dificuldade: alta (apesar desta classificação, o percurso faz-se bem por quem está habituado a andar e tiver alguma agilidade; a dificuldade reside sobretudo nos troços com vegetação mais intensa e com rocha vulcância, que exigem alguma flexibilidade);
- Extensão: 5 km;
- Tempo médio: 2h30;
- Mais informação: http://trilhos.visitazores.com
Restaurantes
- Beira Mar | Especialidades: marisco e peixe. Fica em S. Mateus, junto ao porto. Atenção que fecha às segundas-feiras;
- Quinta dos Açores | Não fomos lá, mas ouvimos dizer que tem uma vista privilegiada sobre Angra, para além de uns gelados, hambúrgueres e batatas fritas deliciosos. O espaço tem também uma lojinha com produtos típicos da ilha.
A provar
- Alcatra de carne
- Queijadas D. Amélia
- Massa sovada
- Sopas do Espírito Santo
Se gostou deste artigo, pode deixar um comentário e seguir o Facebook e o Instagram do Viagens à Solta. A si não custa nada e a nós motivar-nos-á a partilhar mais experiências de viagem.
Mais artigos sobre os Açores:
- As melhores experiências em São Miguel (para quem procura sossego)
- Corvo, a Ilha do Caldeirão Mágico
- Flores no meio do mar | Açores
- O que visitar no Faiall
- Subida à montanha mais alta de Portugal e outras atrações na ilha do Pico
- À descoberta de São Jorge, a Ilha Dragão onde não faltam coelhos
- Duas semanas nos Açores
- Angra: uma cidade com história!
Sim, a alcatra era muito boa assim como as queijadas. Caminhamos tanto,… ainda assim não o suficiente para desgastar tudo de bom que se comeu! Ups,…
À lista só acrescentaria uma visita guiada por Vitorino Nemésio à cidade e à sua casa na Praia da Vitória. Foi uma surpresa inesperada (uma visita inaugural do projeto por sinal). Um excelente trabalho, mesmo para quem não aprecia Nemésio! Se lá forem não deixem de perguntar pelo poeta na praça central ou num qualquer café, e se o encontrarem perguntem-lhe como é que estão as suas tias,..
Sem dúvida um projeto inspirador para outras cidades. Uma das mais interessantes experiências a listar no meu top 10 de recomendações para o arquipélago.
Quem for à ilha Terceira tem de fazer uma refeição na Quinta do Martelo, é mesmo surpreende… Fui lá e adorei, a Alcatra lá é deliciosa, feita em forno e em barro. Mas se virem imagens de como está decorada irão compreender o meu fascínio.