Em Junho, passámos 16 dias de férias nos Açores: um arquipélago descoberto pelos navegadores portugueses no século XV, composto por 9 ilhas de origem vulcânica, imperdíveis para os amantes da natureza.

Se visitámos as 9 ilhas? Não, visitámos 7. Não andámos a correr de ilha a ilha, deslocámo-nos de avião e de barco e ainda tivemos tempo de subir à montanha mais alta de Portugal.

Eis como organizámos a nossa viagem:

Vista do Miradouro da Serra do Cume, Ilha Terceira, Açores
Vista do Miradouro da Serra do Cume, Ilha Terceira, Açores

Como organizar uma viagem aos Açores?

1. Escolher as ilhas a visitar

Nós decidimos visitar 7 das 9 ilhas açorianas, nomeadamente: Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Flores, Corvo e São Miguel.

Optámos por excluir as ilhas de Santa Maria e Graciosa, porque não teríamos tempo suficiente para as conhecer devidamente.

Com exceção do Corvo, recomendámos que fique pelo menos 2 ou 3 dias em cada ilha.

Furna de Frei Matias, Ilha do Pico, Açores
Furna de Frei Matias, Ilha do Pico, Açores

2. Analisar os voos para os Açores e as ligações aéreas e marítimas entre as ilhas

É importante analisar os voos para os Açores e também as ligações aéreas e marítimas entre as ilhas que planeia visitar para não correr o risco de ter de ficar mais tempo do que desejava numa delas.

Verifique se há ligações todos os dias e os respetivos horários, de modo a aproveitar o tempo da melhor forma.

Ligações áreas

  • Existem voos diretos de Lisboa e do Porto para as ilhas de São Miguel (Ponta Delgada) e Terceira. Companhias aéreas: TAP, SATA Azores Airlines e Ryanair.
  • Ainda que menos frequentes, também existem voos diretos de Lisboa para as ilhas do Faial (Horta), Pico e Santa Maria. Companhias aéreas: TAP e SATA Azores Airlines.
  • Não existem voos diretos de Portugal Continental para as ilhas de São Jorge, Flores, Corvo e Graciosa. Por isso, se as quiser visitar, a solução passa por viajar para outra ilha dos Açores e, aí, apanhar ou um voo inter-ilhas ou um barco. 
  • Os voos entre as ilhas são assegurados pela SATA Azores Airlines.

Ligações marítimas

A Atlânticoline faz a ligação marítima entre as ilhas dos Açores (consultar horários e preços)

Ligações por que optámos na nossa viagem aos Açores
Ligações por que optámos na nossa viagem aos Açores

Na nossa viagem, optámos pelas seguintes ligações aéreas e marítimas:

  • Voo Lisboa – Terceira (ida)
  • Voo Terceira – São Jorge
  • Barco São Jorge – Pico
  • Barco Pico – Faial
  • Voo Faial – Flores
  • Barco Flores – Corvo
  • Voo Flores – São Miguel (Ponta Delgada)
  • Voo São Miguel (Ponta Delgada) – Lisboa
Miradouro do Canário, Ilha de São Miguel, Açores
Miradouro do Canário, Ilha de São Miguel, Açores

3. Dividir os dias disponíveis pelas ilhas a visitar

Tendo em conta as ligações aéreas e marítimas, eis como acabámos por dividir os nossos dias de férias pelas ilhas:

  • Terceira: 2 noites
  • São Jorge: 1 noite
  • Pico: 3 noites
  • Faial: 2 noites
  • Flores: 4 noites
  • Corvo: 0 noites
  • São Miguel: 3 noites
Caldeira, Ilha do Faial, Açores
Caldeira, Ilha do Faial, Açores

4. Comprar os voos, marcar alojamento e alugar carro com antecedência

Quando visitámos os Açores, as empresas de aluguer de automóveis não permitiam o transporte marítimo de viaturas. Por isso, alugámos carro em todas as ilhas, com exceção do Corvo.

Como há pouca oferta quer de carros quer de alojamento, convém reservar tudo com antecedência, especialmente nos meses de junho, julho, agosto e setembro.

Estrada na Ilha de São Jorge, Açores
Estrada na Ilha de São Jorge, Açores

5. Fazer uma lista dos locais a visitar em cada ilha

Traçado o itinerário da viagem, pouco tempo antes da partida fizemos uma lista dos locais que gostaríamos de ver em cada ilha, deixando margem para algum improviso e descoberta ao longo do percurso.

Durante a viagem, acrescentámos-lhe outros pontos de interesse e alguns comentários.

São essas listas que, em seguida, partilhamos consigo que está a planear ir aos Açores e gostaria de saber o que vale a pena visitar.

Poço da Alagoínha, Ilha das Flores, Açores
Poço da Alagoínha, Ilha das Flores, Açores

6. Fazer a mala

Quem já visitou os Açores dir-lhe-á que é muito bonito e que vale a pena conhecer. E quase logo a seguir: “Levem roupa para as quatro estações do ano!”, “O tempo muda de um momento para o outro no mesmo dia”. Que conselho mais genérico na hora de fazer a mala!

Indecisões, fazer e refazer a bagagem, nervos à mistura, eis o que acabei por levar: um polar, um gorro, um impermeável com capuz, um casaco de malha, várias t-shirts de manga curta, duas de manga comprida, alguns pares de calças confortáveis, umas polainas e uns sapatos de caminhada impermeáveis, uns calções, um chapéu e um fato de banho.

Desta vez, posso dizer que fui bem preparada 🙂

Caldeirão, Ilha do Corvo
Caldeirão, Ilha do Corvo

23 Comentários

  1. Olá,
    excelente viagem aos Açores, e fotografias incriveis! Eu vou la para a semana e stou muito curioso me ver a lista de coisas a visitar em cada ilha, mas o link das listas parece nao estar a funcionar! Achas que me podes enviar por mail (franciscocarvalhoaraujo@gmail.com)? Obrigado!!

  2. Olá Francisco. Obrigado pelo aviso dos links avariados, entretanto já foram corrigidos.

  3. Que buen artículo! Me encantan su fotos! Visite Sao Miguel el año pasado y le he dedicado este pequeño post sobre sus plantaciones de té : http://www.paulinaontheroad.com/2016/03/02/vila-franca-and-tea-time-on-europe-s-only-tea-plantation/ Espero que os guste!

  4. Que blog sensacional! Ajuda preciosa para a viagem em 2018!
    Muito obrigada!!

  5. Boas dicas! Fica agora a faltar a visita às duas restantes! 😉

  6. Boa tarde. Num percurso de 15 dias semelhante ao vosso, em que ilhas aconselham (ou não) o aluguer de carro? Será aconselhável alugar e usufruir do mesmo mesmo com travessias de barco? Muito obrigada

    • Olá Renata, nós alugámos carro em todas as ilhas que visitámos, com exceção do Corvo.
      Assim pudemos ir a todos os locais que queríamos visitar e otimizámos o tempo que tínhamos disponível. Na altura, não se podia fazer a travessia entre ilhas com carro alugado. Tivemos de alugar um em cada ilha e com antecedência, porque não havia muitos disponíveis no verão. Espero ter ajudado. Boas viagens!

  7. Olá! Obrigada pelas dicas e pelas lindíssimas fotografias!
    Na resposta ao comentário anterior disseram “Na altura, não se podia fazer a travessia entre ilhas com carro alugado”. Fiquei na dúvida, agora já se pode? Obrigada

    • Olá Inês,
      Quando viajámos, não se podia. Não sabemos se, entretanto, as coisas mudaram. É uma questão de ligar para um rent-a-car de lá e perguntar 😉
      Beijinhos

  8. Há mais ilhas com voos diretos de Lisboa!

  9. Ana Paula Figueiredo

    Eu fiz a travessia de carro alugado entre a ilha do Pico e o Faial em Abril de 2021.

  10. Boa tarde, estamos a pensar em visitar os Açores este ano.
    Consegue-me dizer aproximadamente, quanto gastaram no total?
    Obrigado!!

  11. Estela Gonçalves Pereira

    Adorei a descrição. Estou a pensar visitar este ano com o meu Filho. Obrigada.

  12. Fantástico!!!! Muito obrigado pela partilha.

    Deixem-me no entanto perguntar. Se fosse hoje incluiam mais dias em algumas das ilhas para ver/experienciar o “imperdível” e que só se aperceberam após a estada na ilha? Refiro-me por exemplo alguns percursos terreestres, como falaram, que ficaram por fazer por falta de tempo, ou algum sitiop onde não foram por não haver tempo e ter que tomar opções?

    Obrigado

    • Olá Telmo,

      Na ilha do Pico, apanhámos mau tempo (muita chuva e nevoeiro). Por isso, não explorámos devidamente a ilha e ficámos com muita vontade de voltar, sobretudo para ver realmente a montanha e para fazer o trilho “Vinhas da Criação Velha”.

      Também gostaríamos de ter passado, pelo menos, uma noite na Fajã da Caldeira de Santo Cristo, na ilha de São Jorge.

      De resto, uma vez que adoramos caminhadas, teríamos feito mais percursos pedestres nas ilhas que visitámos, principalmente na ilha das Flores – percursos, esses, que fomos mencionando nos artigos que publicámos.

      Havemos de voltar!

  13. Estou a planear visita a 3 ilhas em agosto, para já só conheço S. Miguel, e adorei a vossa ajuda para poder planear a mesma. Obrigada

  14. Ola Sofia, muito bem organizado o teu site, parabens! Gostaria de uma opiniao, devo ir a Portugal por uns 20 dias a partir do proximo dia 19 de julho e estou tentando fazer um roteiro. Eu pensei em dividir 10 dias para os Açores e outros 10 para continente (embora eu ja’ estive em bastante lugares, com muito prazer revisitaria Lisboa e arredores, Porto etc…). Nesse sentido teria 10 dias para decidir quais ilhas visitar. Tenho muito interesse em trilhos e mergulho, que ja’ estou verificando. Pelas fotos eu visitaria Pico, Faial, Sao Miguel e Terceira. Adoraria Flores, mas acho que fica fora de mao. Poderia estar bem para uma primeira viagem as ilhas? Muito obrigado!
    Alexandre

    • Olá Alexandre,

      Sim, parece-me bem 🙂 Não é fácil escolher umas ilhas em detrimento de outras, mas acho que seria um erro visitar mais ilhas em 10 dias.

      Boa viagem!

      • Oi Sofia, muito obrigado pela dica. Estou olhando outros posts de voces, que sao muito bons e tem fotos muito bonitas, o que ajuda bastante em tomar decisoes. Como penso em estar em Lisboa e Sintra por uns dias tem uns trilhos interessantes por ali, como o da Peninha e no link que vcs passaram tem o cabo da Roca tambem. Eu sou brasileiro mas moro na Italia, sou como voces, viajo quando posso e fotografo bastante tambem! Voces usam alguma plataforma pro blog? Eu tinha um, mas nao era muito bom, e nao escrevo nele faz tempo. Gostei muito do mapa interativo.
        Abraços
        Alexandre

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *